Sindicato convidou todas as entidades representativas da categoria no município para elaboração da pauta de reivindicações para negociação com o poder público
Os servidores municipais aprovaram a união do Sindicato dos Servidores Público Municipal de Araxá e Região (Sinplalto), a Associação dos Servidores da Prefeitura de Araxá (Aserpa) e a Cooperativa dos Servidores da Prefeitura Municipal de Araxá (Cosprema) para definição da pauta de reivindicações para negociação da Data-Base. De acordo com a enquête realizada pelo site do Sinplalto, 80,36% dos participantes são a favor da união das entidades representativas da categoria no município. Já 19,64% são contra a união das três entidades na negociação.
As entidades representativas do servidor municipal elaborarão um documento para ser entregue ao prefeito Jeová Moreira da Costa e iniciar as negociações prevista na Lei Orgânica Municipal. A Data-Base é o período do ano em que patrões e empregados representados pelos sindicatos se reúnem para repactuar os termos dos seus contratos coletivos de trabalho. Nesse período, os trabalhadores podem, de maneira coletiva através do sindicato da categoria, reivindicar a revisão de salário, apontar a manutenção do acordo, além de incluir novas cláusulas como, por exemplo, aumentos reais, produtividade, antecipações salariais, anuênios, auxílio-refeição, dentre outros benefícios, que poderão ser conquistados ou ampliados através de negociações pautadas pelos princípios da boa-fé, do reconhecimento das partes e do respeito mútuo.