Uma comissão formada por dez servidores solicitou uma reunião com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, na última semana.
Os servidores aposentados de Serra de Salitre solicitaram uma reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) para estudar as formas de exigir a revisão salarial da categoria. Uma comissão formada por dez aposentados esteve reunido com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, e mostraram a defasagem na remuneração mensal pago nos seus benefícios. A reivindicação é para que os índices de reajuste e correções anuais concedidos aos servidores ativos nos últimos sejam semelhantes para os aposentados, e ainda a correção anual dos salários pelo menos no índice no reajuste do salario mínimo.
Outra reivindicação de alguns servidores aposentados é para esclarecer quanto ao direito da gratificação, insalubridade, periculosidade e anuênio concedida ao trabalhador. Os servidores quer saber se estes penduricalhos encorparam ao salários na concessão da aposentadoria ou eles desaparecem, Hely explicou que cada caso tem que ser analisado de forma individual, existe uma diferença de aposentadoria concedia por tempo de serviço, por idade e principalmente aposentadoria proveniente de doença.
De acordo com Hely, uma reunião será marcada com o Instituto de Previdência de Serra do Salitre para discutir as reivindicações dos servidores aposentados. “Debatemos as reivindicações apresentadas pelos aposentados e vamos reunir com o instituto para saber o que pode ser feito para a categoria. Os aposentados é uma classe muito prejudicada pela política implantada nos municípios de um modo geral no que tange aos reajustes aos servidores depois que aposentam. No nosso entendimento todos devem ser tratados iguais e vamos exigir isso do município de Serra do Salitre, e também dos outros municípios que representamos.”
Segundo o presidente, a principal reivindicação é quanto o a revisão salarial. “Temos casos de servidores que aposentaram recebendo 3 salários mínimos e, hoje, recebe apenas um. Ou seja, você trabalha a vida toda prestando serviços ao município é no momento que mais precisa o seu salário é reduzido drasticamente pois não existe reajuste do quadro de inativos. O instituto de Serra do Salitre se mostrou muito competente na devolução dos descontos feitos no salário dos servidores e parceiro do sindicato. Acredito que não teremos dificuldades em encontrar uma forma de melhorar a condição de vida dessas pessoas”, ressalta Hely.