Segundo a enquête realizada pelo site do Sinplalto, substituição de contratados por concursados é retaliação aos apoios concedidos no processo eleitoral
A série de demissões realizada pela administração municipal nos últimos dias gerou continua gerando muita discussão. De acordo com a enquête realizada pelo site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), 65,62% dos servidores apontam as eleições municipais como a principal causa das demissões de 260 funcionários da Prefeitura Municipal, sendo a substituição de contratados por concursados uma retaliação aos apoios concedidos no processo eleitoral. Já 34,58% acredita que o posicionamento da administração municipal é em virtude ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público.
Os concursados estão sendo empossados desde a homologação, em julho passado, do processo seletivo que vai preencher no total 1.118 vagas, realizado em fevereiro. De acordo com o TAC, o município deve manter no máximo em 30% quantidade de servidores com cargos de confiança no quadro de pessoal. Segundo o MPMG, a substituição de contratados por concursados é uma exigência da Constituição na garantia da impessoalidade e igualdade no serviço público.
Até agora cerca de 250 servidores foram empossados, e uma nova chamada está prevista para o início de novembro, segundo a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, e mais contratados vão sendo desligados à medida que os novos concursados são convocados. Eles ocupavam cargos de confiança nas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Humano e nos Espaços Multiusos.