Na tarde de ontem após o compromisso do prefeito Robson Magela, que marcou uma reunião com a Secretaria de Saúde Lorena Pinho e equipe aconteceu uma reunião de trabalho no auditório da prefeitura Municipal de Araxá estiveram presentes a secretária de Saúde, Lorena de Pinho, o Secretario Adjunto Dr. Petrônio Moreira Vargas, a coordenadora da Atenção Primária Lidiane Valeira Lopes, a coordenadora das E.S.F´s Natália Lima, Assessor de Planejamento Welington Léllis responsável pelo planejamento da Secretaria de Saúde, o presidente da Simplalto Hely Aires e vinte e três Agentes Comunitária de Saúde do Município de Araxá, representando as 22 equipes que compõem as Estratégias de Saúde Família pertencente ao quadro da Atenção Primária de Araxá.
A secretária deu as boas vindas às servidoras e disse que a administração recebeu muito bem as reivindicações apresentadas junto ao prefeito e esclareceu algumas questões levantadas na pauta, e apresentou as justificativas do impedimento legal para contratação de profissionais de Saúde, emposta pela Lei 173/2020 e as dificuldades encontrada pela Atenção Primária durante a Pandemia. Foi entregue um parecer do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde sobre a inexistência de direito ao recebimento de incentivo adicional ou parcela estra pelos Agentes Comunitários de Saúde, o presidente vai encaminhar o documento a assessoria jurídica do sindicato para um analise técnico.
O Assessor Welington Lellis, reconheceu as falhas dos sistemas usados atualmente e se comprometeu a resolver o problema seja com os sistemas existentes ou adquirindo outro mais eficiente, ele também ressaltou a importância do Agente de Saúde na realização do monitoramento e captação de dados.
A coordenadora da E.S.F´s Natália Lima, ressaltou que fará visitas para apresentação em todas as equipes e destruição de kits a partir da próxima semana.
A coordenadora Atenção primária Lidiane Valeira Lopes de explicou como é realizado o pagamento do Pmaq, e todo caminho jurídico e burocrático para realização do pagamento do mesmo aos Agentes de Saúde.
O presidente da Sinplalto Hely reiterou o apoio à classe trabalhadora, o compromisso com servidor público e informou que esta em contato permanente com a presidente da Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde e que estuda a realização de um congresso no município de Araxá .
Após a reunião que teve a duração de mais de duas horas o presidente do Sinplalto aproveitou a presença das agentes e após explicações sobre as duas representantes da categoria na diretoria do sindicato a maioria optou e elegeu Flávia de Fátima Silva e Priscila Dayane da Silva, as duas provisoriamente vão compor o cargo de diretora de assuntos da ACS e suplente uma assembleia virtual será marcada em breve.
O presidente da Feserv-Minas e dos Sinplalto aproveitou para agradecer o prefeito Robson Magela que tem demostrado uma atenção com a categoria ouvido as reinvindicações e atendendo dentro da possibilidade legal para as demandas.