Em entrevista à Rádio Imbiara Robson falou sobre a real situação financeira do município e sobre as fake news compartilhadas nas redes sociais
Na manhã desta terça-feira (25), o programa Imbiara Notícias recebeu o Prefeito de Araxá Robson Magela para uma entrevista com a jornalista Regina Porfirio, entre os principais temas abordados a queda na arrecadação do município teve pontos esclarecidos pelo chefe do executivo.
Regina questionou Robson sobre as questões inerentes ao governo e as menções na Câmara Municipal onde alguns vereadores de Araxá estavam apontando a prefeitura como “quebrada”, sobre o assunto Robson disse que tal fala não tem fundamento e que a situação financeira da cidade não é essa.
“Falar que a Prefeitura de Araxá está quebrada, são pessoas covardes que utilizam as redes sociais para compartilhar as fake News. A nossa prefeitura não está quebrada, a queda de arrecadação não é só em Araxá é o no país inteiro, se fosse somente em Araxá seria preocupante. Há três semanas estive em Brasília com cerca de 500 prefeitos, e em outro evento empresarial aqui em Araxá com prefeitos da região infelizmente até mesmo escolas cogitaram fechar e é o que não vamos fazer… Nos programamos e mantivemos a programação porém a queda aconteceu”, disse Magela.
Quanto ao impacto da queda da arrecadação o prefeito informou os valores e quais as medidas iniciais adotadas para tentar solucionar os problemas.
“Em seis meses foram cerca de 25 milhões de reais de queda, queremos acreditar que a arrecadação irá retomar novamente, mas pra isso acontecer a gente tem que tomar medidas e começar a cortar gastos, e vamos começar justamente em questão dos comissionados”, enfatiza.
Robson, também falou sobre os acontecimentos do período como os contratados que foram desligados, os cortes das marmitas e outros cortes gradativos, assim como o planejamento para que tais cortes fossem feitos anteriormente.
“O Secretário Arnildo é pautado na responsabilidade porque tem uma prestação de contas que precisa ser feita, todas as ações que somamos foram interligadas na Secretária de Fazenda junto ao jurídico da prefeitura. Quando sinaliza-se amarelo temos que tomar precauções, na época não era necessário fazer essas medidas que estamos fazendo agora, estamos fazendo isso para mais uma vez garantir ao servidor público o 13º e 14º e isso é fato, estamos agindo com responsabilidade. As obras que estão em andamento vamos terminar e as obras que iriam se iniciar vamos dar uma freada”, afirma.
Questionado sobre quais as obras que não vão ser iniciadas devido a baixa na arrecadação o prefeito mencionou alguns projetos que vão aguardar para serem realizados.
“Um exemplo básico, é o Buracanã, queríamos fazer um Skate Parque já subimos a licitação para mais próximo e derrepente não vai começar, assim como a segunda etapa da Honório de Paiva abreu que não vamos começar… temos dois CEMEI’s que estão em andamento e que precisamos continuar” explicou Robson.
Ainda em entrevista o Robson falou sobre quais os principais cortes feitos pela administração, tendo visto as inúmeras informações compartilhadas de forma irresponsável pela internet.
“Para todos os secretários, eu pedi a relação dos comissionados, a marmita tem o vale alimentação um compensa o outro, quem recebesse o vale não recebe a marmita e se precisar vamos cortar do leite ao cafezinho para não faltar o que é prioridade para o município” ressaltou o prefeito.
Assista a entrevista e confira todos os temas abordados