Mesmo com o retorno de forma presencial os alunos podem optar por ter a educação a distância
O retorno às aulas foi uma questão polêmica durante o ano de 2020 e permanece sendo ainda motivo de apreensão de alguns pais e alunos. Há ainda muitas incertezas sobre a segurança de retornar às aulas presenciais. Para esclarecer as dúvidas, o Grupo Imbiara de Comunicação convidou a secretária de Educação de Araxá, Zulma Moreira, para falar sobre o assunto. Zulma Moreira deixou claro que o retorno acontecerá após a cidade iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19.
Ela explicou que a cidade já possui um protocolo municipal para o retorno das aulas. “Nós temos todo um protocolo a ser seguido. O dia que falar voltou, vai voltar bem organizado. Ainda não fechamos, por exemplo, se serão uma semana metade dos alunos, outra semana a outra metade. São detalhes que estamos fechando agora, mas com certeza o retorno será gradual”, disse a secretária.
Questionada se irá existir alguma obrigatoriedade para o aluno retornar àqs aulas, Moreira explicou como será. “O pai não é obrigado a levar o filho. À medida que ele sente que não tem segurança, o município oferece todas as condições para o retorno. O que nós vamos definir da obrigatoriedade é uma decisão que nós vamos tomar junto ainda com o comitê, mas eu acredito que vai ser um retorno gradual. Respeitando essa opção do pai durante um determinado período, porque a escola é obrigatória.”
As reformas das escolas serão prioridades para que o retorno aconteça de forma segura, uma equipe está fazendo o trabalho de vistorias e o levantamento de necessidades das escolas, também estará no planejamento à adequação das escolas com as ações de prevenção a Covid-19.
Fonte Grupo Imbiara de Comunicação (Por: Bruna Isabella Silva – Portal Imbiara)
Assista a entrevista completa: