Levantamento feito pela Associação Mineira de Municípios (AMM), com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que a pulverização partidária foi uma característica marcante no resultado das eleições para o executivo municipal em Minas Gerais. Assim como foi publicado em matéria publicada no jornal O Tempo, no dia 17 de novembro, a análise da AMM destaca que, pela primeira vez desde a redemocratização, nenhum partido político terá o controle sobre mais de 100 prefeituras no estado. Neste cenário, as siglas mais tradicionais perderam espaço para legendas mais novas nas cidades mineiras.
Com vitória em 99 municípios mineiros, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) conta com o maior número de prefeituras em relação aos outros partidos. No entanto, a sigla teve queda na representatividade, já que, em 2016, o partido conseguiu eleger 163 prefeitos. E esse fenômeno se repetiu no PSDB, que também está entre os partidos com maior número de filiados em Minas e que conseguiu se eleger em 87 municípios.
O terceiro partido mais vitorioso nas eleições 2020 foi o Democratas (DEM), com vitória em 84 municípios. A matéria do jornal O Tempo destaca ainda que o PSD, partido criado em 2011, se consolidou como umas das principais forças de Minas, mantendo o controle na capital mineira, com a reeleição de Alexandre Kalil, e em Betim, com Vittorio Medioli. De acordo com os dados do TSE, o partido aumentou de 55 prefeituras no Estado, em 2016, para 78 prefeituras neste ano.
O PP, que tinha contabilizado derrotas nas últimas eleições, voltou a crescer no Estado, passando de 55 prefeituras para 66 nesta eleição. O Avante passa a controlar 50 prefeituras, se destacando na política mineira.
O PT vem reduzindo o seu espaço e conseguiu eleger 26 prefeitos no último domingo. Como ainda tem duas candidatas no segundo turno – Marília Campos, em Contagem, e Margarida Salomão, em Juiz de Fora (ambas lideraram a votação no primeiro turno) – o PT pode encerrar a eleição em Minas com 28 prefeituras.
Confira o quadro com a relação dos prefeitos eleitos por partido, de acordo com o levantamento da AMM: