o presidente do Sinplalto esteve acompanhando do vereador eleito Evaldo Juvenal que diretor do sindicato
O presidente do Sinplalto, Hely Aires marcou presença ontem na reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá com o objetivo de acompanhar de perto a tramitação de dois projetos de Leis.
O primeiro projeto 35/2020, tratava da alteração da estrutura do Iprema – Instituto de Previdência Municipal de Araxá. Neste caso mexe no bolso dos servidores na questão da contribuição previdenciária paga ao Instituto.
Hoje o servidor contribui com 11% do seu salário, e os órgãos patronais 22%. O dobro pago pelo trabalhador. O projeto prevê um aumento apenas para a contribuição paga pelos servidores que passaria para 14%. O presidente que desde a entrada em tramitação do projeto vem buscando informação junto ao instituto, já solicitou o cálculo atuarial bem como informações complementares sobre o assunto e não obteve resposta do superintendente André Silva até a presente data.
Ontem o sindicato protocolou um ofício solicitando uma reunião entre os vereadores, comissão e representantes do município para tratarem do assunto.
O sindicato defende a contribuição progressiva nos moldes da contribuição do Instituto de seguridade Social iniciando no valor de 7,5% e subindo gradativamente de acordo com a faixa salarial da categoria.
“Defendemos também a nomeação dos cursados bem como a realização de um novo concurso para fortalecer o caixa do Instituto o que seria positivamente um ganho”, afirmou o presidente Hely Aires.
A reunião acontecerá hoje às 14 horas. Provavelmente teremos uma agenda positiva e iremos sim chegar a um denominador comum que atenderá as partes envolvidas.
“O sindicato tem como aliado um grande parceiro. O servidor e ex conselheiro do Conselho Fiscal, Moreno Fernandes, que tem um conhecimento e defende a contribuição progressiva, destacou o presidente Hely Aires .