I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente elegeu 60 delegados para representar a região na Conferência Estadual
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, foi eleito um dos sessenta delegados regionais do trabalho que participaram da 1º Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete). Hely foi um dos escolhidos entre as 200 representantes de sindicatos, patronais e de empregados, governo e entidades não governamentais que se inscreveram na I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente, realizada na última sexta-feira, 12, em Araxá.
O evento, que abrangeu o Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas e Alto Paranaíba, contou com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores e poder público, que, divididos em grupos tripartites, discutiram os quatro eixos temáticos que permeiam o trabalho decente: princípios e direitos, proteção social, trabalho e emprego e fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social. Essa é a primeira de cinco conferências preparatórias para a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada em Belo Horizonte, nos dias 6 e 7 de outubro e que, por sua vez, será preparatória para a 1ª Conferência Nacional, que acontecerá no próximo ano.
De acordo com o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, Araxá pode tirar benefícios na área de qualificação. “O evento tem a participação do Ministério do Trabalho, da Organização Mundial do Trabalho e foi organizado desde 2003, ou seja, já estamos há vários anos preparando a Conferência no interior em Belo Horizonte e logo depois em Brasília. Em todas as conferencias regionais, vamos tratar sobre a saúde do trabalhador, ambiente de trabalho, ações para combater o trabalho escravo e infantil, além da necessidade da educação para os nossos jovens evitando que eles vão precocemente para o trabalho. Além disso, estou aqui garantindo ao prefeito que se Araxá for um Centro de Treinamento de Seleções a cidade terá todo o nosso apoio e ações para começarmos, a partir do ano que vem, a qualificação de profissionais na cidade”, destaca o secretário.
Segundo o presidente do Sinplalto, Hely Aires, os sindicatos enxergam com bons olhos a realização do evento, desde que produza ações concretas. “Para a cidade, é de suma importância. Nós temos que ver é se esse evento não vai ficar só na teoria, só em discurso. Temos que discutir aqui o trabalho decente, com visão para a saúde, os equipamentos de segurança para o trabalhador, para combater o trabalho escravo, o trabalho infantil. Esses aspectos são fundamentais. Mas não podemos ficar na teoria, temos que partir para a aplicação das medidas e das alternativas, e colocar, para o patrão, que ele precisa fazer algo pelo trabalhador. Não é uma questão apenas salarial. As questões devem ser discutidas com as equipes e colocadas em prática”, destacou o presidente que defendeu entre as propostas apresentadas a regulamentação da convenção 151 da OIT, e a questão da terceirização no serviço publico, a revisão anual da classe.
As demais Conferências Regionais de Emprego e Trabalho Decente serão realizadas nas cidades de Varginha (Região Sul – 26/08), Governador Valadares (Região da Zona da Mata e Rio Doce – 02/09), Montes Claros (Região do Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas e Vale do Mucuri – 16/09) e Belo Horizonte (Região Central e Centro Oeste – 30/09).