Aconteceu na manhã de ontem, dia 23, na sala do procurador do município de Araxá, uma reunião da qual estiveram presentes o procurador do município, dr Eurico Hélio da Silva o presidente do Sinplalto Hely Aires e o diretor sindical e vereador Evaldo do Ferrocaril. Na pauta, vários assuntos de interesse da categoria.
O presidente abriu a reunião apresentando uma demanda relativa as solicitações de pagamentos de insalubridade e periculosidade por parte de servidores das áreas da saúde e limpeza de rua e urbana.
O vereador Evado Juvenal falou também da insalubridade dos servidores que estão trabalhando como coveiros e que há uma diferença de insalubridade pagas a estes servidores.
O procurador informou que o secretário de Planejamento e Gestão, Arnildo Antônio de Moraes e o Superintende Francisco Lamartine Leitão, já tomaram todas as providências relativas a essas solicitações, que em breve todos os pedidos passarão por análise técnica e todos aqueles que tiverem direitos conforme o laudo pericial por parte do responsável, receberão.
O presidente apresentou também o cartão alimentação juntamente com sugestões que deverão ser encaminhadas de forma oficial.
Sobre o plano de carreira que está a cargo da comissão criada recentemente, o presidente solicitou da procuradoria que a secretaria de Saúde e a Educação façam as nomeações dos membros, para tratarem do assunto. Hely frisou que dando certo a implantação dos Planos de Carreiras, Araxá será a primeira cidade a implantar o tão sonhando plano dos servidores da saúde e a segunda corrigir e adequar o já existente.
O procurador destacou que está em estudo, um plano para os servidores da Procuradoria. O diretor Evaldo fez uma observação das distorções existente e acredita que os planos poderão sim corrigir ao longo dos próximos anos injustiças cometidas.
O presidente Hely Aires falou que entrou na última quarta-feira (17), um anteprojeto de Lei a secretaria de saúde que estabelece pagamentos por plantões nos finais de semana enquanto prevalecer a questão do combate ao Covid 19.
De acordo com o procurador, este projeto será enviando à Câmara dos vereadores em breve nos próximos dias terá um desenrolar para beneficiar os profissionais da saúde.
O procurador também falou do TAC assinado com MP em relação a contratação através de concurso dos vigilantes patrimoniais, que o ministério autorizou a realização de um processo seletivo e que o edital provavelmente deverá ser publicado na próxima sexta, abrindo assim 112 vagas com cadastro reserva.
O presidente ao final agradeceu a forma solicita do procurador em receber os dirigentes sindicais. “Estamos buscando o diálogo permanente para ajudarmos a construir uma valorização do servidor e que mesmo havendo divergências, o melhor caminho será sempre o diálogo e com a busca de soluções conjuntas, assim, todos saem ganhando. Cabe a ambos, sindicato e administração, trabalhem em parceria, em benefício da classe”, finalizou o sindicalista Hely Aires.