

A prefeitura municipal de Araxá neste ano de 2020, não havia pago o Piso Nacional da Educação previsto na Lei do Piso (Lei 11.738), de 2008. Em Araxá sempre houve a prática de pagamento do piso na Data Base prevista na Lei Orgânica do Município. Mas, este ano não aconteceu, mesmo com as cobranças dos vereadores, dos próprios servidores e do Sinplalto durante todo ano. No último dia 20 de novembro o sindicato enviou um novo oficio já que o próprio secretário de Fianças do município, Fernandes Candido, concedeu entrevista a vários órgãos da imprensa falando da situação financeira do município, e recentemente também pagou as férias prêmios a vários servidores que aposentaram ao longo dos últimos anos, com um valor aproximado demais de um milhão e meio de reais.
Na tarde do dia 24 de novembro, foi enviado ao Legislativo para ser aprovado o projeto lei onde estabelece o piso conforme prevê a lei nacional em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. No ano passado o valor do reajuste do Piso do Magistério foi de 4,17% e os professores tiveram também nesse ano um aumento de 7,39%, além do percentual do Piso. Neste ano será concedido apenas o complemento que é de 4,9%. A diferença será calculada do retroativo de janeiro a dezembro deste ano.
O presidente do Sindicato alerta aos servidores para após o recebimento conferir os cálculos que serão feitos com o pagamento retroativo que será apenas em cima da diferença do valor antecipado e qualquer dúvida procurar a entidade para esclarecimentos.