Sindicato foi ouvido pela administração apenas no Plano de Carreira da Educação
O presidente do Sindicato Hely Aires esclarece que a matéria da prefeitura que as propostas foram elaboradas com a participação do sindicato, porém temos que ser justo apenas a secretaria de Educação discutiu amplamente com a entidade e com servidores da educação a proposta do quadro geral se quer foi apresentada para um discussão prévia e somente temos conhecimento agora com o protocolo na câmara.
Portando agora que os projetos estão tramitando poderemos junto com servidores debater as propostas, ressalto que esta administração pelo menos enviou os projetos os ajustes para levar os projetos para votação terão tempo hábil para discutir ate o retorno dos trabalhos legislativos .
Mais um dia histórico para o funcionalismo público de Araxá nesta segunda-feira (12). A Prefeitura de Araxá encaminha à Câmara Municipal dois projetos de lei que beneficiam a categoria. As propostas atualizam o Plano de Cargos e Salários do Quadro Geral de Servidores da Administração Municipal Direta e Indireta e o Plano de Carreira da Educação. Ao todo, cerca de 5 mil servidores poderão ser beneficiados com os projetos.
As propostas eram demandas antigas dos servidores e foram elaboradas com a participação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Microrregião do Planalto de Araxá (Sinplalto) e uma comissão formada por colaboradores. Os projetos serão apreciados e debatidos pelos vereadores nos próximos meses.
O prefeito Robson Magela destaca que os projetos encaminhados ao legislativo, juntamente com o Estatuto do Servidor Público Municipal atualizado recentemente pelo Executivo, garantem direitos e benefícios dos servidores que não eram concedidos há várias décadas.
“Assim como o Estatuto do Servidor, o Plano de Cargos e Salários de Servidores e o Plano de Carreira da Educação estavam defasados há vários anos e não eram cumpridos na íntegra pelo Município. Essa atualização e, principalmente, a implantação efetiva dos benefícios, será mais uma ação da gestão que demonstra o nosso trabalho de valorização do servidor. O funcionalismo público é quem faz a nossa cidade funcionar e queremos que todos eles tenham orgulho da profissão, boas condições de trabalho e, principalmente, o reconhecimento que merecem”, ressalta o prefeito.
De acordo com o presidente da Câmara, Raphael Rios, os planos são solicitações antigas dos servidores e dos vereadores municipais. “Estamos muito felizes e será um ganho muito grande para o servidor. Não vamos votar esse projeto nesta última reunião do ano, iremos trabalhar para o ano que vem com o novo presidente e deixei a sugestão inclusive de criarmos uma comissão especial para tratar sobre essa questão. Esperamos uma audiência pública, um debate amplo da Câmara com o executivo e que o melhor texto seja aprovado para que o servidor seja beneficiado por algo que merecem e aguardam por muitos anos.
Com Assessoria Comunicação PMA