O julgamento dos recursos especiais de Jeová e Edna pelo TSE ainda não tem data marcada, mas não deve acontecer antes de 90 dias
E continua o entra e sai de prefeito em Araxá. O prefeito cassado Jeová Moreira da Costa (PDT) volta ao cargo hoje depois de ficar 14 dias afastado da Prefeitura Municipal. Foi o segundo afastamento de Jeová, que teve o seu mandato cassado duas vezes por abuso de poder econômico na eleição municipal de 2012. Ontem à noite foram publicadas as decisões do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, João Otávio de Noronha, que deferiu as liminares de Jeová suspendendo os efeitos dos acórdãos proferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e determinando o imediato retorno do prefeito cassado e da sua vice-prefeita Edna Castro (PSDB) aos seus cargos até o julgamento dos recursos especiais apresentados por eles. Essas decisões serão cumpridas hoje.
O juiz eleitoral de Araxá, Dr. Rodrigo da Fonseca Caríssimo, vai intimar o prefeito interino Miguel Júnior (PMFB) no início da tarde de hoje para que ele deixe o comando da Prefeitura e retorne imediatamente à Câmara Municipal. Miguel vai reassumir a presidência do Legislativo, sendo que o seu suplente, João Bosco Borges (PR), que tomou posse ontem como vereador, já tem que sair. O suplente nem esquentou a cadeira. Jeová vai reassumir o cargo de prefeito de Araxá no fim da tarde desta quarta-feira, dia 25, duas semanas depois de ser afastado pela segunda vez pela Justiça Eleitoral. A diplomação do deputado Aracely de Paula (PR) e da ex-vereadora Lídia Jordão (PP), que estava marcada para amanhã, será suspensa.
O julgamento dos recursos especiais de Jeová e Edna pelo TSE ainda não tem data marcada, mas não deve acontecer antes de 90 dias. Até lá a instabilidade política continua em Araxá. Jeová é um prefeito cassado que vai continuar no cargo por força de uma liminar judicial. Aracely já foi declarado vencedor da eleição municipal de 2012 pela Justiça Eleitoral, mas não pode assumir o cargo antes que os recursos especiais de Jeová e Edna sejam julgados. Nos próximos meses a população continuará sem saber quem é o prefeito de Araxá. Jeová encontrará muitas dificuldades em aprovar projetos de seu interesse na Câmara Municipal, pois os vereadores serão extremamente rigorosos ao analisá-los, pois a permanência do prefeito cassado no cargo pode ser apenas temporária.
Fonte: Blog do Germano Afonso