A doutora Jaqueline Marques do Centro de Atendimento ao Servidor (CAS) concedeu entrevista ao Grupo Imbiara de Comunicação na manhã desta terça-feira (30)
Com os dias mais próximos do inverno a população idosa e infantil são as que mais sofrem com problemas relacionados a crises respiratórias. A procura por médicos pneumologistas tem uma alta procura neste período.
Em entrevista ao programa Imbiara Notícias da 91,FM a Rádio Imbiara na manhã desta terça-feira (30) a pediatra doutora Jaqueline Marques do Centro de Atendimento ao Servidor (CAS) em Araxá falou sobre os cuidados e alertas para as síndromes respiratórias que afetam as crianças.
CAUSA DAS CRISES RESPIRATÓRIAS:
“Neste período de início de outono e inverno os vírus respiratórios circulam mais. Por isso o aumento de casos de doenças respiratórias como bronquites, resfriados, pneumonias e gripes em geral. O cuidado principal que devemos ter é com as crianças menores”
PRINCIPAIS CUIDADOS
“O cuidado principal é com os menores de 1 ano e também para os recém nascidos. As mães e responsáveis devem evitar contato com pessoas resfriadas; evitar locais fechados e aglomerados; evitar contato com muitas pessoas. Costumo dizer que as mães devem ser “chatas” pois as crianças menores têm muito menos anticorpos que as crianças maiores”
O QUE SE DEVE FAZER?
“Sempre recomendamos a lavagem nasal com um spray que os pais podem adquirir na farmácia. Essa lavagem nasal o quanto mais fizer no dia é melhor para a criança. Os responsáveis podem realizar a lavagem nasal em casa fazendo da maneira correta com o bebê sentadinho. O uso do spray é recomendado nos recém nascidos e uma seringa em crianças maiores”
EVITAR MANDAR OS FILHOS PARA A ESCOLA
“As crianças maiores que já vão para a escola, os pais devem ficar atentos pelo maior contato com outras crianças e na maioria das vezes esse quadro é um quadro de contágio. Orientamos os responsáveis a não mandar os filhos para a escola para evitar novas contaminações”
VACINAS INFANTIS CONTRA A GRIPE
“As vacinações são extremamente importantes. Agora estamos com a campanha contra a Influenza já liberada para os bebês a partir de 6 meses. Muitas mães ficam preocupadas com a aplicação nos recém nascidos, mas as vacinas são uma das principais defesas para vacinas piores. Lembrando que o leite materno é o principal imunizante da criança. Remédios de farmácia para imunidade não existe”
ALERTAS DE CRISES RESPIRATÓRIAS
“Os sinais de alerta que os pais devem observar para levar a criança imediatamente ao atendimento médico: criança com desconforto respiratório; respiração cansada e ofegante; criança que fica somente deitada e prostrada; criança que não alimenta, todos esses sinais os pais devem tomar com as crianças”
USO DE CHÁS E MEDICAÇÃO EM CASA
“Não recomendamos chás para crianças menores de 6 meses. Para as crianças recomendamos o mel como um remédio natural após um 1 ano de idade. Na maioria das vezes quando vamos medicar o necessário em casos mais extremos fazemos o uso de antibióticos. Vemos muitas mães que realizam o uso de antibióticos em casa e isso não recomendamos”
Fonte Grupo Imbiara de Comunicação