A parceria foi formalizada após cartão da empresa antecessora apresentar problemas
A Prefeitura de Araxá acertou uma parceria com Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) para os cartões de auxílio financeiro do Instituto de Previdência Municipal de Araxá (Iprema) que eram geridos pela empresa Convênios Card. São cerca de 950 servidores contemplados com essa medida. A parceria foi formalizada após alguns estabelecimentos passarem a não aceitar mais o cartão da empresa antecessora. O problema chegou a ser registrado por ouvintes durante o programa Imbiara Notícias, da Rádio Imbiara 91,5 FM.
Valores do auxílio financeiro se aproximam de R$ 450 mil direcionados aos contribuintes do instituto e que são oriundos de convênio com a prefeitura em função do Programa de Apoio ao Servidor Inativo. Segundo o superintendente do Iprema, Rogério Farah, o programa transfere mensalmente os valores de auxílio financeiro recebido por aposentados e pensionistas.
“Por força de lei, já havíamos feito um processo de licitação para uma empresa (Convênios Card) que vinha fazendo a gestão desses créditos mensalmente há oito anos e que prestava serviços para o instituto. Porém houve problemas financeiros com a empresa, detectamos e fizemos todo o expediente necessário, notificando a empresa que não teve mais condições de permanecer trabalhando com os recursos repassados pela Prefeitura para o Iprema e daí para a empresa que faz essa gestão financeira”, explica o superintendente.
Superintendente Rogério Farah e procuradora Natália Marques, do Iprema – Foto: Caio César Portal Imbiara
Farah diz que a rescisão do contrato teve a concordância de ambas as partes. “Evitamos a judicialização para que não houvesse atraso. Quando você leva essa questão para a Justiça, infelizmente temos uma demora. A gente sabe que não tem capacidade exatamente de absorver mais de 16 mil processos em tramitação no poder Judiciário”, comenta.
De acordo com o superintendente, foi feito um bloqueio prévio do último pagamento para a empresa que resguardasse os direitos assegurados aos contribuintes. “Aposentados e pensionistas ainda tinham saldo remanescente nos cartões antigos. Ficou acertado que faríamos o repasse para a empresa descontando esse valor retido. Feito isso, encerramos com eles”, acrescenta.
A procuradora do Iprema, Natália Marques, reitera que, após encerrado o contrato, o Iprema acertou parceria com o Sinplalto, conforme permitido por lei. “Temos legislação municipal que ampara esse convênio com o sindicato e o próprio convênio feito também com a prefeitura. Essa era a maneira mais rápida e mais ágil de resolver o problema sem prejudicar os segurados do Iprema. Então, fizemos esse convênio com o sindicato e o Iprema passou a fazer o repasse desse valor que recebe da prefeitura para o Sinplalto realizar a recarga desses cartões à nova empresa. O saldo remanescente também foi repassado não havendo nenhum prejuízo para os segurados”, reitera a procuradora.
Para dúvidas e mais informações, o servidor inativo pode procurar o Sinplalto, na rua Rio Branco, 630, Centro – telefone 3662-2715 e 3661-5747, ou o Iprema, na praça Hely França, 663, Centro – telefone 3662-5435.
fonte Grupo Imbira de Comunicação