Ainda no período da manhã, durante o evento de apresentação da FESMIG – Federação dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais de Minas Gerais, aconteceu uma sessão de homenagens a todos aqueles que apoiam e celebram a criação da nova federação, a FESMIG. Hely Aires, presidente da Comissão de Fundação da FESMIG, fez a entrega das placas de homenagens.
O primeiro homenageado foi Antônio Neto, presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), cresceu em um ambiente de luta e ideais revolucionários. Dedicou sua vida à causa dos trabalhadores, assim como Getúlio Vargas compartilha a visão de um país mais justo, com direitos trabalhistas garantidos e respeitados. Ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo em 1984 e se tornou presidente em 1989, sob sua liderança o Sindpd se tornou um dos maiores sindicatos do país, atualmente com mais de mil sindicatos filiados, e inúmeras federações e confederações. A trajetória de Antônio Neto é um tributo aos ideais de Vargas, um testemunho de dedicação, coragem e amor pelo Brasil.
José Avelino Pereira, presidente do SINAB (Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil), recebeu a placa de honraria, pela inestimável contribuição ao meio sindical e a atuação como padrinho da FESMIG, onde desempenhará um papel vital, oferecendo não apenas suporte, mas por ser um exemplo de integridade e perseverança. Ao longo da atuação no movimento sindical tem sido uma figura de destaque, inspirando todos a sua volta, pela atuação com dedicação, sabedoria e liderança inabalável. No cenário sindical, sua presença é essencial. Neste dia especial, expressamos nossa profunda gratidão e admiração. Senhor José Avelino é uma verdadeira inspiração, pela jornada de luta e conquistas que nos enche de orgulho.
O presidente da FESMEPAR – Federação dos Servidores Municipais e Estaduais do Paraná, Luiz Carlos Silva de Oliveira, recebeu a homenagem de Cosme e Hely. Na placa a descrição do que Luiz Carlos representa para a classe sindical no país. “Sob sua orientação inspiradora, você tem guiado os servidores públicos do Paraná com maestria, e ao mesmo tempo, tem mantido uma mão sempre estendida para os servidores públicos de Minas Gerais. Sua dedicação e prontidão em nos ajudar durante momentos de necessidade são verdadeiramente notáveis. Sua liderança tem sido um pilar fundamental para nós. Que essa relação fraterna continue a prosperar, guiada pelo espírito de solidariedade e pelo compromisso com a justiça e a igualdade.”
Outro dirigente que auxilia aos servidores mineiros foi homenageado, Jorge Nascimento, presidente da FESPUMEES – Federação dos Servidores Municipais do Espírito Santo. Expressamos nossa sincera gratidão pelo apoio constante e fraternal que tem oferecido ao movimento dos servidores de Minas Gerais. A dedicação incansável e prontidão têm sido fundamentais para fortalecer nossa causa e assegurar que nossas vozes sejam ouvidas. A liderança de Jorge vai além do compromisso profissional, refletindo uma solidariedade e uma amizade que nos inspiram profundamente. Você tem sido um verdadeiro irmão de entidade, valorizamos imensamente pelo empenho e estamos profundamente gratos pela contínua colaboração.
A quinta placa foi entregue para Cláudio Borges Espírito Santo, que preside a CAASERV Varginha. Na placa o agradecimento pelo comprometimento e valorização com a fundação da FESMIG. “Estamos vivenciando um momento de realização e conquista com a concretização do sonho da FESMIG. Este triunfo, no entanto, não seria possível sem a mão amiga que nos sustentou nos momentos de dificuldade. Em cada desafio enfrentado a presença solidária de colaboradores, e apoiadores, fez toda a diferença. Suas contribuições não apenas auxiliaram na superação dos obstáculos, mas também fortaleceram a nossa determinação e nos impulsionaram a seguir em frente. O sucesso da FESMIG é, sem dúvida, um reflexo da união e do esforço coletivo.”
O presidente de honra da FESMIG, Cosme Ricardo Gomes Nogueira, recebeu uma emocionada homenagem da equipe da criação da FESMIG. Trecho da placa: “nossas palavras se revestem de emoção para tentar expressar a profunda gratidão que sentimos por você. Sua jornada conosco não foi apenas de liderança, mas de verdadeira inspiração e amor fraternal. Liderar não é fácil. Requer mais do que competência e determinação; requer alma. E é sua alma, repleta de sabedoria e compaixão, que tem sido a luz para tantos de nós. Você é um farol que ilumina o caminho para gerações de sindicalistas. Quando os ventos da incerteza sopram, é a sua voz firme e cheia de esperança que nos tranquiliza. Você nos ensinou que a verdadeira liderança é servir com o coração, e por isso, somos eternamente gratos.”
Cosme retribuiu homenageando Hely Aires e descrevendo como tem sido a concretização do sonho da criação da FESMIG. “É com grande respeito e admiração que hoje prestamos esta homenagem ao senhor. Um líder excepcional e visionário, sempre com muita dedicação e compromisso incansáveis. O senhor vem demonstrando um profundo comprometimento com a missão e os valores da FESMIG. Sua liderança inspiradora e sua capacidade de unir pessoas em torno de um propósito comum foram fundamentais para a criação e sucesso da organização. Sua visão estratégica e sua habilidade de tomar decisões assertivas foram fundamentais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgiram ao longo do caminho. Que este seja apenas um novo capítulo em sua jornada de realizações e que os valores e lições que compartilhou continuem a inspirar e orientar aqueles que têm a honra de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. Com sincera gratidão e admiração.” A FESMIG tem fé no servidor.