O professor se liga à eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influência
Ser professor é muito mais que ensinar! É estudar, aprender e sofrer como sofre o aluno. É aquele que à vida dedica seriedade, amor e carinho e que busca vencer os obstáculos que ela nos proporciona.
Ser professor é deixar uma família em casa para ir ao encontro de outras. Junto ao lar ficam os problemas… para serem resolvidos depois porque a prioridade é o ser em formação: o aluno que vê no professor o mestre e seu super herói.
Ser professor é levantar cedo e deitar de madrugada, corrigindo as lições e provas, preparando a aula seguinte, a prova a ser aplicada. Muitas vezes, em troca recebe incompreensões quando energicamente tem que agir para disciplinar inusitadas situações.
Ser professor é viver os problemas do aluno… Quantos e quais problemas? Só o professor sabe dizê-los. Se não consegue resolvê-los, ao menos tenta amenizá-los.
Ser professor é trabalhar uma vida inteira devotada à bela arte tal qual a uma videira.
Ser professor é ser pai e mãe, sem ter idade; é ser exemplo para o aluno e respeito para a sociedade; é amar e ser amado, é formar as gerações futuras que levarão nosso país adiante.
Ser professor é sorrir, chorar e sofrer; é, também, distribuir sabedoria, alegria e convivência; é errar hoje e corrigir amanhã.
Ser professor é, antes de tudo, um dom, um presente, uma dádiva por generosidade do Onipotente.
Parabéns, professor, pelo seu Dia!
Antônio Francisco. sindicalista e membro correspondente da Academia Cabista de Lestras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo