Juliana Guaraldo Diniz
Servidora Pública há 16 anos, Fonoaudióloga , Diretora de Saúde do Trabalhador do Sinplalto e Diretora de Comunicação NCST/MG
A prestação de serviços públicos é uma das atividades mais importantes de uma comunidade, sociedade ou país. Sem funcionários públicos responsáveis pelos diversos serviços prestados aos cidadãos, nenhum país, estado ou cidade pode operar.
Portanto, é particularmente importante exaltar quem desempenha o papel de prestador de serviço na sociedade. Nesse caso, atender as pessoas com qualidade e dedicação deve ser sempre a meta do servidor, e um de seus objetivos.
A partir da Constituição de 1988, o conceito de funcionário público desapareceu, passando a ser adotado o servidor público em sentido amplo. Todos os dias, o papel dos servidores públicos é mais do que apenas estabilidade, porque sua atuação deve estar voltada para as aspirações da comunidade ou da sociedade.
A estabilidade dos servidores públicos só é razoável para se garantir a continuidade e eficiência da administração, por um lado, e a legitimidade e impessoalidade da gestão dos assuntos públicos, por outro.
O servidor deve sempre atender ao público. Com base nessa lógica, listamos alguns princípios básicos de seu desempenho:
-Agentes de transformação a serviço da cidadania, o que é uma diferença significativa dos outros trabalhadores;
-Um firme compromisso com os princípios éticos e constitucionais;
-Atualização permanente e desenvolvimento de novas competências;
-Habilidade de lidar com diferenças e diversidade;
-Capacidade de atuar em diferentes ambientes e sob diferentes comandos;
-Lidar com o que pertence a todos.
A principal diferença no trabalho dos servidores públicos é que eles têm a oportunidade de servir a sua comunidade. Portanto, isso não pode ser visto como uma profissão qualquer, mas um desafio para cuidar do que é de todos nós. Além disso ainda tem que aprender a lidar com mudanças constantes devido a alternância do poder e a troca dos Gestores com interesses políticos diversos, que muitas vezes geram dúvidas, conflitos e insatisfação. Daí a pergunta, quem está do lado do servidor para proteger e preservar seus direitos? A resposta é simples: seu representante sindical.
E você sabe a importância de um sindicato?
A luta do sindicato é baseada na defesa dos direitos dos trabalhadores. Muita gente não sabe, mas alguns dos direitos hoje garantidos foram conquistados devido ao trabalho do movimento sindical, que tem uma importância decisiva nas negociações locais e nacionais. Infelizmente, muitos direitos conquistados estão sendo atacados recentemente. Portanto, o movimento sindical precisa fortalecer ainda mais para resistir aos ataques à classe trabalhadora. Além de ser representante dessa categoria, o sindicato também é responsável pela fiscalização dos direitos e pela assessoria jurídica aos associados.
E por que se filiar ao sindicato?
O sindicato existe essencialmente porque cumpre uma função protetora ou defensiva do interesse dos trabalhadores, ou seus representados. A sua sobrevivência, então, depende em boa parte de essa função ser percebida como necessária pelos trabalhadores, assim como de ser bem executada pelo sindicato.
Quais os 9 principais motivos para se associar ao sindicato?
- Garantia de respaldo jurídico;
- Acesso a descontos;
- Oportunidades de cursos e treinamentos;
- Fontes de informação;
- Auxílio na luta pelos direitos do trabalhador;
- Possibilidade de negociações coletivas;
- Aumento da força da categoria;
- Ganho de proteção;
- Possibilidade de integração e troca de experiências.
Procure sua representação sindical e filie-se, garantindo assim maior fortalecimento da sua categoria.