Ninguém questiona a importância de um coração saudável batendo no peito, principalmente se a gente levar em conta que ele pulsa, em média, 100 mil vezes por dia. Por isso, neste 14 de agosto, nada mais justo que prestar uma homenagem àqueles que, por meio de estudo, dedicação e aprimoramento profissional constantes, garantem que muitos corações continuem na “batida perfeita”.
O cardiologista é o médico que se ocupa do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas ao sistema cardiovascular, ou seja, o coração e tudo que envolve a circulação sanguínea. Atua na realização e interpretação de exames clínicos, físicos e laboratoriais cardíacos – eletrocardiogramas, ecocardiogramas, entre outros – e faz o aconselhamento e o acompanhamento do paciente para que ele adote hábitos mais saudáveis, o que beneficia diretamente o coração.
“Exercer a cardiologia, como outras profissões, exige capacitação técnica, fundamentos sólidos e atualização constante. A experiência obtida com o tempo de atuação profissional aprimora e traz confiança para as tomadas de decisão”,
Além dos atributos técnicos, o especialista ressalta as qualidades humanas tão necessárias ao bom desempenho profissional: “Humildade, respeito ao próximo, sensibilidade, disciplina, capacidade de comunicação – saber falar, explicar e, principalmente, ouvir – e ética.” Entre os muitos desafios da profissão hoje, ele acredita que é fundamental entender e respeitar as expectativas do paciente e de seus familiares.
“Por exemplo, há um aumento da população idosa, alvo preferencial das doenças cardiovasculares. O envelhecimento aumenta a vulnerabilidade. Assim, o idoso exige uma avaliação abrangente, clinica e psicossocial, e condutas individualizadas. Não devemos sonegar recursos modernos baseados na idade cronológica, mas temos que reconhecer riscos maiores de iatrogenia [doenças ou efeitos adversos resultantes de tratamentos médicos]. Tudo isso exige um tempo adequado para o atendimento que conflita com a rotina enfrentada por muitos colegas”.
Inovação em cardiologia
As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Além de evitar os fatores de risco, o diagnóstico e o tratamento precoces desempenham papel significativo para reduzir essa incidência.
Atenta a esse contexto, uma empresa vem se destacando em pesquisa e desenvolvimento de produtos que auxiliam a área de cardiologia. Os estudos específicos desenvolvidos dentro da empresa nesse segmento se concentram em abordagens inovadoras de tratamento.
A companhia disponibiliza uma variada gama de medicamento para diversas doenças cardiovasculares, desde aqueles que controlam a hipertensão arterial, melhoram a circulação sanguínea e reduzem o risco de infarto, passando pelos que auxiliam a evitar a formação de coágulos e suas consequências – como os tromboembolismos – ou que dissolvem os coágulos já existentes, como nas ocorrências de doença arterial periférica e embolia pulmonar.( Informe-se)
Fonte: Ministério da Saúde
Ascom/SINPLALTO