Os agentes comunitários de Saúde e Endemia estavam ansiosos para ouvir Ilda falar. Desde a hora que ela chegou ao local do evento, no Sest/Senat Araxá, os participantes ficaram eufóricos. A segunda palestra da manhã da 1ª Conferência Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, foi com Ilda Angélica, presidente do CONACS. Ela fez um compilado das histórias de luta que vivenciou nas décadas de atuação e busca por melhorias pela categoria. Como foi para alcançar as leis conquistadas, desde 1951 até as mais recentes, e tantos direitos já adquiridos, como o piso salarial, e o quanto essa categoria batalha pelas melhorias para a classe e para terem melhores condições de trabalho.
Ilda assumiu a presidência do CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias – em 2016. Ela que também é professora alfabetizadora e Agente Comunitária de Saúde há trinta anos, e luta por esses profissionais nessas três décadas. Ressaltou em vários trechos da fala que ‘A luta não pode parar’, e que continua lutando por vários pontos, como pela desprecarização do vínculo, contando sempre com a união, que faz a força.
“Desde as leis de 1951, até as mais atuais, nós nunca votamos alguma lei nossa que não seja com maioria absoluta dos votos, seja na Câmara ou no Senado. Relembrando sobre como foi conquistar esses direitos, e do respingo da pandemia com o recurso da saúde diminuído por causa da pandemia e conseguimos o piso salarial”, falou Ilda, que encerrou a palestra com a música considerada hino dos agentes comunitários de Saúde e Endemias. “Respeite quem pode chegar onde a gente chegou”.
A organização do evento é uma parceria do SINPLALTO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá), SISEMS (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sacramento), SINDACS/ACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Unaí/MG e Região), com apoio da CONACS (Confederação Nacional Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias), FESERV-MG (Federação Independente dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras, Autarquias, Institutos de Previdência, Servidores Contratados, Consursado, Comissionados, Servidores dos PSFs e PCAs, Servidores das Guardas Municipais e Autarquias do Estado de Minas Gerais), e da SON (Sindicatos Online).