Em julho, 43 pessoas fizeram o procedimento, quantidade considerada baixa em um universo de 93 beneficiários
O Instituto de Previdência Municipal de Araxá (Iprema) realiza a validação da prova de vida desde abril, mês de aniversário do instituto fundado em abril de 1992 e completou em 2023, 31 anos de atuação no município. Durante entrevista concedida para o Grupo Imbiara de Comunicação, o superintendente do instituto, Rogério Farah, alerta que a procura pela validação da prova de vida para os beneficiários do mês de julho está baixa. Os beneficiários têm que se encaminharem para o instituto localizado na praça Hely França, nº 663, no Centro.
A prova de vida foi recomeçada pelo instituto neste ano depois da suspensão do procedimento por conta da pandemia do coronavírus. Farah destaca a presença no Iprema em abril, maio e junho de 253 pessoas revalidando a prova de vida, número correspondente a 100% dos beneficiários atingidos, mas no mês de julho, a realidade se apresentou diferente. “Começamos esse mês com 93 pessoas precisando fazer a revalidação e só compareceram até agora 42 (pessoas). Isso é preocupante porque nós só temos mais uma semana de prazo que se inicia a partir da semana que vem”, comenta o superintendente.
Farah reitera a importância da prova de vida que serve para manter o benefício. “Além de visarmos a atualização cadastral, estamos digitalizando esses dados o que facilita depois para consultas futuras. A pessoa traz os documentos, revalida e confirma a vida como estar exatamente na validação da prova de vida. Se cadastra para o próximo ano e fica mais tranquilo. É fundamental”, enfatiza.
O superintendente do Iprema, Rogério Farah. Foto: Natália Fernandes/Portal Imbiara
O Iprema pontua também que a prova de vida é considerada uma obrigação do Ministério da Previdência imposta pelo governo federal. “E nós não podemos afastar. Dessa forma, o benefício se mantém e sem problemas durante mais um ano para a gente poder revalidar o próximo mês de aniversário do ano seguinte”.
Caso aposentado ou pensionista não tenha condições de se locomover até a sede do Imprema para revalidar a prova de vida, Rogério coloca o instituto à disposição. “Pedimos inclusive que faça o contato conosco seja no telefone fixo 3662-5435 ou via Whatsapp no 99972-7982 e reportem essa situação para a gente porque o funcionário vai fazer a validação no local onde esteja a pessoa no hospital ou na própria casa”.
“Quando se inicia o mês nós encaminhamos correspondências para os beneficiários do mês pedindo o comparecimento e informando que estaremos disponíveis naquele mês. Não sendo atendido no mês de julho, por exemplo, será renovada uma convocação por edital informando que aquela pessoa caso não compareça naquele mês, no mês seguinte, terá o seu pagamento suspenso até a regularização. É uma situação que a gente não gosta de fazer, mas se não for feito dessa maneira não temos condições de revalidar a comprovação de vida”, finaliza o superintendente do Iprema.
Fonte Grupo Imbiara de Comunicação