O advogado José Oswaldo ocupou provisoriamente o cargo e oficializou (Registro na Justiça Eleitoral) os compromissos dos candidatos a prefeito com a categoria
O sindicalista Hely Aires reassumiu a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) nesta segunda-feira, 8. Hely, que preside a comissão provisória do PRB em Araxá, utilizou de seu período de férias acumuladas nos últimos anos para se afastar do cargo devido sua participação efetiva na campanha majoritária e proporcional. O objetivo era dar autonomia e transparência nas ações que o sindicato promoveu para debater com os candidatos a prefeito e a vereadores as propostas e o programa de governo para a categoria.
O advogado José Oswaldo da Silveira ocupou provisoriamente a presidência do Sinplalto durante três meses. Entre os trabalhos realizados destacam a elaboração de uma parceria com os Correios para beneficiar aos servidores municipais de Tapira que desejam transferir suas conta salários para o Banco Postal; a visita as sub-sedes do sindicato; o trabalho de alerta aos servidores públicos para as falsas promessas de campanha eleitoral nas mídias sociais; o apoio ao 1º Ciclo de Debates Sindicais de Minas Gerais promovido pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e a histórica participação do Sinplalto nas eleições municipais oficializando (Registro na Justiça Eleitoral) os compromissos dos candidatos a prefeito com a categoria.
José Oswaldo ressalta que o trabalho do Sinplalto nesses três meses teve como foco a missão do sindicato em defesa do servidor. “Como não podia se diferente o nosso trabalho teve como meta a participação no processo eleitoral. O nosso presidente Hely Aires afastou do cargo justamente para dar mais transparecia ao processo, já que estava diretamente envolvido na disputa eleitoral. Assim, nosso trabalho foi voltado para que o servidor público pudesse analisar e escolher o melhor candidato. O sindicato queria realizar um debate com todos os candidatos, mas infelizmente não foi possível. Mesmo assim elaboramos uma formula para que os servidores conhecessem as propostas de cada candidato para a categoria.”
Segundo José Oswaldo, pela primeira vez um sindicato participa tão efetivamente da disputa eleitoral. “Conseguimos firma os compromissos, em ata, de todos os candidatos a prefeito. O Dr. Jeová foi reeleito e tem agora um compromisso com a classe registrado na disputa eleitoral. O Sinplalto também tem hoje meios de cobrar do futuro prefeito às propostas apresentadas. Fico feliz pelo trabalho realizado nesses noventa dias e só tenho a agradecer a autonomia que tive para realizar todas essas ações. O Sinplalto tem hoje uma grande estrutura e está no caminho certo para cumprir sua missão principal “a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados”, destaca.
Hely diz que seu objetivo com o afastamento do sindicato foi alcançado. “Não é uma obrigação da Legislação Eleitoral o presidente do sindicato afastar do cargo para participar do processo eleitoral, já que eu não era candidato. Mas, não podíamos colocar o respeito, a confiança e a credibilidade que o Sinplalto adquiriu nos últimos anos em dúvida. Utilizei alguns meses de férias que tinha para tirar para dar mais transparência às ações realizadas. O Sinplalto é atualmente uma instituição respeitada e nada melhor que zelar por isso, através de desvincular a instituição de qualquer ligação política. Em uma eleição tão disputada, os servidores municipais foram decisivos para a reeleição do prefeito Jeová. Agora, vamos cobrar do prefeito as apresentadas no seu plano de governo e colaborar com a administração público nos projetos voltados para a categoria.”