Senador Paulo Paim falou sobre práticas anti-sindicais promovidas pelo MPT. NCST levanta bandeiras de luta em prol da melhoria para o conjunto da sociedade em geral.
O Fórum Social Temático 2014 – Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental – , realizado em Porto Alegre, debateu diversos temas importantes para aprofundamento da reflexão e ações eficazes de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Dentre os assuntos, a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) promoveu um debate sobre práticas anti-sindicais. Dentre os convidados de honra esteve o senador Paulo Paim, que juntamente com a consultora jurídica Zilmara Alencar, falou sobre a postura anti-sindicais do Ministério Público do Trabalho (MPT), que poderá deixar o movimento enfraquecido com ações generalizadas em todo país. Zilmara defende a criação específica para proteção do movimento sindical.
O Senador começou sua exposição dizendo concordar com a Dr.Zilmara e que os empresários não querem que leis defensoras das entidades sindicais sejam aprovadas no congresso e o MPT procura não debater o tema simplesmente cumprir a lei. “Os sindicalistas precisam fazer um debate sobre a atuação dos trabalhadores dentro do Congresso Nacional, já que os empresários estão articulados e muitos por vezes acabam por trancar os projetos de interesse da classe trabalhadora”, justifica. Estiveram também presentes no evento: representante da Força Sindical, representante da UGT, Vereador do Rio Grande do Sul, Cláudio Janta e também a Vereadora (RS) Jussara Cony.
José Calixto Ramos encerrou o debate fazendo um relato sobre as ações das Centrais Sindicais para combater as práticas anti-sindicais e das TACs do MPT que prejudicam a atuação sindical e vão contra a liberdade sindical. “É preciso a união de todas as centrais para fazer valer todo este esforço, com resultados efetivos”, finaliza. Os diretores Hely Aires e José Reginaldo participaram do seminário que tratou sobre clima e o meio ambiente (COP 20). “Trata-se de um importante assunto que merece toda a nossa atenção com participação efetiva e consistente”, lembra Hely.