![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/DSC00195.jpg)
![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/DSC00195.jpg)
Presidente do Sinplalto, Hely Aires, compõe a chapa do atual presidente João Domingos
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) realiza nesta terça-feira, 20, as eleições para a escolha da nova diretoria da maior entidade representativa do funcionalismo público. O processo eleitoral tem uma única chapa homologada e apta para a disputa, que acontece durante o 23º Congresso Nacional da CSPB. A chapa “Um Mundo Melhor É Possível… Através da Luta!”, conta com o atual presidente João Domingos Gomes dos Santos que tenta a reeleição. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, também compõe o grupo e ocupara um cargo na diretoria da confederação.
O evento tem como objetivo discutir propostas para a construção do Estado Social de Direito, com a expectativa de buscar um país mais justo e, consequentemente, uma sociedade mais igualitária. Através de grupos de debates que misturam a experiência de sindicalistas mais antigos e novas lideranças sindicais, o seminário também discute temáticas fundamentais para o funcionalismo público.
“Vivemos num país que mais produz e onde não há distribuição da riqueza. O país é democrático, é de direito, mas não é social. Basta vermos a miséria que atinge grande parte da população”, destaca Hélio de Mello, presidente de honra do Congresso, com a experiência de quem participa pela décima quarta vez do evento realizado pela Confederação.
“Depois do Congresso de 1966, em São Paulo, quando enfrentamos a ditadura, levantando a bandeira da anistia aos presos políticos, este é o mais importante congresso em termos políticos por conta do tema central, que visa a construção do Estado Social de Direito. Nossa palavra de ordem vai dar ensejo para essa discussão”, avalia.
Pela primeira vez em um congresso da CSPB, a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais, Cíntia Rangel Assumpção, participa com a mesma expectativa do veterano. “No seu primeiro dia, o congresso já apregoa a sua grandiosidade. A temática tem importância fundamental no momento em que estamos vivendo, quando a Europa questiona as políticas adotadas e que levaram à crise econômica e ao desemprego”, afirma.
A dirigente ressalta a abrangência dos temas em discussão, envolvendo questões fundamentais do serviço público como segurança, saúde e educação. “Vejo com muito bons olhos a sagacidade da CSPB, nesse momento emblemático, de não fugir ao diálogo. E de colocar o Estado de forma bem definida, de que é o servidor que o faz. O Estado só leva o padrão de excelência quando valoriza quem trabalha”, destaca Cíntia, eleita membro da comissão diretora do 23º Congresso.
Informações: Assessoria de Comunicação da CSPB