“A Cosprema é do servidor, é o único patrimônio que o funcionalismo público araxaense tem”, destaca o presidente Daniel das Neves Dumont.
Um dos principais diferenciais da organização de uma cooperativa em relação às demais instituições é o papel fundamental que o cooperado possui na gestão da organização e na utilização dos serviços prestados. A solenidade dos seus 30 anos, a Cooperativa de Consumo dos Servidores da Prefeitura de Araxá Ltda (Cosprema) prestou homenagens aos seus três cooperados mais fieis. Os servidores municipais José Sergio da Silva, Elza Maria de Jesus e Valeria Dinis Santos Lemos realizam suas compras mensalmente na cooperativa há vários anos, mesmo nos períodos que a cooperativa deixou a desejar nas qualidades de produtos comercializados e preços. “São cooperados com esse perfil, fieis e participativos, é que uma cooperativa precisa. São esses associados que mantem a cooperativa viável. Sem a participação dos cooperados, donos da Cosprema, não teríamos chegados aos 30 anos”, destaca o presidente Daniel das Neves Dumont.
A Cosprema também homenageou ex-diretores e servidores que exerceram papeis fundamentais na constituição da cooperativa – dia 4 de abril de 1984. A servidora Raquel Menezes foi a presidente da assembleia de fundação da cooperativa e o senhor Aires Nogueira o secretário. Os dois lideraram um grupo de 44 servidores que se mobilizaram para a criação da Cooperativa de Consumo dos Servidores da Prefeitura de Araxá, uma das 28 de Minas Gerais, a terceira de servidores municipais. Ex-presidentes, diretores, vereadores, profissionais e empresários que contribuíram nesses 30 anos da Cosprema também foram lembrados na cerimonia. “Ninguém faz nada sozinho. Tivemos muita ajuda dessas pessoas, principalmente em momentos difíceis”, ressalta Daniel.
Segundo o presidente, a nova diretoria começa agora a trabalhar para uma nova fase da Cosprema. “O período difícil já passou. Temos que ressaltar e agradecer sempre todas essas pessoas que homenageamos nessa solenidade. Um evento simples, mas que que significa muito para o funcionalismo público municipal. Agora, vamos trabalhar para que nossa cooperativa cresça. Que nossos associados entendam o que é o cooperativismo. Queremos mais Josés, Elzas e Valerias, cooperados fieis e participantes. A Cosprema é do servidor, é o único patrimônio que o funcionalismo público araxaense tem. É uma ferramenta social de extrema importância na nossa cidade. As pessoas não sabem disso e nós vamos começar a mostrar. O cooperativismo tem o poder de transformar a vida das pessoas, modifica o ambiente, contribui socialmente nos municípios onde atua. É os servidores transformando a sua realidade e a realidade da sua cidade através do cooperativismo”, destaca Daniel.