Das 58 cláusulas de reivindicações proposta pela Comissão de Negociação, 42 foram respondidas pela administração municipal
A Contraproposta da Data-Base do Funcionalismo Público, encaminhada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa em maio passado, realmente não agradou a categoria. Após a reprovação da proposta da Prefeitura de Araxá na Assembleia Geral Unificada, servidores se manifestaram na enquête realizada pelo site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto). Cerca 91,2% dos servidores reprovaram a contraproposta da administração municipal. Apenas 8,8% agradaram da proposta do prefeito Jeová.
Das 58 cláusulas de reivindicações proposta pela Comissão de Negociação, 42 foram respondidas pela administração municipal. As principais reivindicações, um percentual de reajuste imediato da remuneração salarial e do cartão vale alimentação, não foram atendidas. De acordo com o documento assinado pelo prefeito Jeová Moreira da Costa, “A Prefeitura Municipal se compromete a iniciar imediatamente processo de revisão geral do piso salarial por função através de atualização do quadro de carreira e estatuto dos servidores públicos municipais”. Porém, o documento não estipula um prazo para que esse estudo seja concluído e o reajuste salarial seja concedido. O mesmo aconteceu com a solicitação de reajuste do Cartão Alimentação, passando seu valor de R$ 160 para R$ 250. “Administração direta e Indireta concederá um reajuste…, quando da conclusão do processo de revisão do quadro geral de funcionários.”