Manifestações de pesar e solidariedade vieram da imprensa, de organizações nacionais e internacionais, evidenciando o reconhecimento ao legado construído pelo líder sindical.
Foram incontáveis as manifestações de pesar e luto pela morte do eterno líder da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, José Calixto Ramos, falecido na última quarta-feira (03/02/2021), vítima da Covid-19 (saiba mais). Com uma trajetória de lutas e conquistas irrepreensíveis, Calixto fez história no movimento sindical, com impactos na vida social e política do país (saiba mais).
No seio da base sindical que alçou Calixto ao posto de líder incontestável de duas grandes entidades nacionais, CNTI e NCST, as manifestações públicas de comoção pela morte foram unânimes, com notas de pesar, e-mails de solidariedade e vídeos compartilhados nas mais variadas redes sociais das Confederações, Federações e Sindicatos de base (clique AQUI e veja o ato realizado por sindicalistas e funcionários em Brasília). Não é, definitivamente, exagero comparar o ocorrido a um autêntico “abalo sísmico” que, a partir do epicentro, fez estremecer muitas das mais importantes organizações sociais, no Brasil e no mundo.
Com base no ocorrido, a Imprensa NCST esforçou-se para compilar parte das manifestações que extrapolam a base sindical da entidade, tendo em vista que seria impossível aglutinar todas as belíssimas mensagens de pesar e solidariedade de toda malha orgânica da Nova Central. Seguimos o caminho menos óbvio, para que nossos queridos companheiros possam ter um vislumbre da enorme reputação construída ao longo de décadas de “suor e sangue” em benefício da classe trabalhadora.
Clique AQUI e acesse um compilado de manifestações entre as demais centrais sindicais, a imprensa nacional, as organizações sociais e sindicais (nacionais e internacionais), o meio político e o próprio governo brasileiro.
Imprensa NCST