Dos treze candidatos que tentaram reeleição apena cinco vereadores se reelegem o que significa uma renovação de 2/3 da atual composição, , apenas cinco deles conseguiram reeleição. Isso representa uma taxa renovação de 66,6% na casa legislativa local.
Parlamentares como, Fernanda Castella (PMN)e Raphael Rios (CIDADANIA) que estrearam na política no último pleito conseguiram se reeleger. Ao passo que nomes antigos como Roberto do Sindicato (PMN) e Garrado (PL) ficaram na suplência nessas eleições.
Este ano, Raphael Rios foi eleito como vereador mais votado, com 2.051 votos. Borco Junior (AVANTE), ainda detém o posto de parlamentar mais jovem da Casa, eleito pela segunda vez com 1.2013 votos, aos 28 anos de idade.
Veja como ficará a composição da câmara a partir do ano que vem:
Raphael Rios (Cidadania) 2.051 votos
Fernanda Castella (PMN) 1.284 votos
Bosco Júnior (Avante) 1.213 votos
Valtinho da Farnácia (PP) 1.051 votos
Wellington da Bit (PSD) 954 votos
Dr. Zidane (PP) 929 votos
Dirley da Escolinha (PROS) 865 votos
Alexandre Irmãos Paula (PL) 824 votos
Pastor Moacir Santos (Republicanos) 787 Votos
Luiz Carlos Bittencourt (PSL) 758 votos
João Veras (PSD) 748 votos
Wagner Cruz (DEM) 737 votos
Professora Leni Nobre (PT) 480 votos
Evaldo do Ferrocarril (PV) 649 votos
Maristela Dutra (Patriota) 394 votos
Vale lembrar que as eleições para vereador seguem o princípio da proporcionalidade, ou seja, nem sempre um vereador com expressiva votação alcança a cadeira.
A Coligação Nova Araxá, do prefeito eleito Robson Magela e do vice Mauro Chaves fez oito cadeiras na Câmara, ou seja, o novo prefeito já começa a governar com maioria no legislativo, o que pode facilitar a vida dos recém-eleitos.
Vale recordar que os vereadores Luiz Carlos (PSL) e Alexandre dos Irmãos Paula (PL) votaram a favor do projeto de lei que aumenta os salários dos vereadores para R$ 12.500,00 para a próxima legislatura.
Fernanda Castella (PMN), Raphael Rios (Cidadania) e Bosco Júnior (Avante), votaram contra o reajuste dos parlamentares.
A análise que se faz é de que se os vereadores que votaram contra, vão abrir mão do percentual reajustado, já que o projeto prevê esta possiblidade.
Com parceira Radio Cidade Araxá