O plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu, na tarde do ultima quarta-feira (19), uma audiência pública para prestação de contas e apresentação de resultados do Instituto de Previdência Municipal de Araxá (IPREMA).
A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da casa, vereador Raphael Rios. O superintendente do Instituto, Rogério Farah, foi o responsável pela apresentação. Ele iniciou sua fala apresentando a equipe e apontando a missão do IPREMA: “Gerir o processo de concessão de pagamentos de pensões e aposentadorias dos servidores públicos titulares de cargos efetivos do município de Araxá e zelar pelo equilíbrio atuarial e financeiro do regime próprio de previdência, que garante estes benefícios.”
Ele também citou as principais realizações do Instituto entre os anos de 2021 e 2024: conquista da sede própria, com garantia de acessibilidade e conforto; realização do primeiro concurso público para formação do quadro efetivo de servidores, que nos próximos dias serão convocados; e a implantação de atendimento à distância, utilizando ferramentas digitais.
Rogério também mencionou um aumento de aproximadamente 31% no patrimônio do IPREMA, apesar do período crítico da pandemia. Um ponto de alerta apontado por ele é o aumento do número de benefícios concedidos, devido ao “avançar da idade” que ocorre naturalmente com o quadro dos servidores.
Ele ainda comentou que será feito um recenseamento dos servidores para a realização de projeções para o futuro do IPREMA, sobre a instituição de uma política de segurança da informação e a implantação de uma ouvidoria para o Instituto.
Marcelo Dorsa, que presta consultoria de investimentos para o IPREMA, falou sobre a gestão dos recursos, que garantem rentabilidade para os pagamentos e a manutenção do equilíbrio financeiro. Ele explicou como os investimentos do Instituto estão aplicados, sendo a maioria em renda fixa, parte em renda variável e até investimentos no exterior. O consultor apontou um ganho de cerca de R$ 14 milhões no ano de 2023, o que representa uma rentabilidade de 14,62% no patrimônio, sendo que a meta era de 9,46%.
O trabalho do instituto foi muito elogiado pelos parlamentares presentes. Eles destacaram que a apresentação serviu para trazer ainda mais tranquilidade para uma futura aposentadoria dos servidores.
Rogério disponibilizou os contatos para que os servidores possam procurar o IPREMA em caso de dúvidas: Instagram – @ipremaaraxa, WhatsApp – (34) 99972-7982, telefone – 3662-5435 e o novo endereço da sede – Rua Franklin de Castro, 160, Centro.
Na oportunidade o presidente do Sinplalto Hely Aires se fez representado pela diretora sindical Vanessa Souza Vieira e a presidente do Conselho Fiscal e Deliberativo Juliana Guaraldo foi representando pela conselheira Ana Benfica, na dois videos foram apresentando onde o presidente do CAS Hely e Juliana fizeram suas considerações sobre a audiência e a importância do Instituto.
Ascom CMA
.