Evento conta com mais de 40 entidades inscritas, sendo 25 cidades representadas
A cerimônia de abertura do “1º Ciclo de Debates” de Araxá (MG) teve início nesta quinta-feira (30/08), às 19h, no Hotel Pousada Dona Beja. A abertura do encontro contou com a presença de várias lideranças do setor sindical. Dentre elas estavam: o Presidente da Nova Central de Minas Gerais, Antônio da Costa Miranda, que na ocasião representou o Presidente da Nova Central Nacional, José Calixto Ramos; o Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e Diretor Financeiro da Nova Central, João Domingos Gomes e o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá (Sinplalto), Hely Aires da Silva.
Antes da abertura do encontro, porém, as lideranças do setor sindical aproveitaram para falar à imprensa local, sobre o “Ciclo de Debates” que entrará para a história sindical da cidade de Araxá, Minas Gerais. “Agradeço a Nova Central Nacional que não mediu esforços para nos atender. Desta forma foi possível fazer este evento que tem o objetivo de discutir questões envolvendo os servidores públicos, por ser uma categoria que nos últimos anos tem sido marginalizada, discriminada, perseguida por agentes da gestão pública e renegada pelos governantes e sociedade”, esclarece, Antônio Miranda, presidente da NCST/MG.
Já João Domingos lembrou que a realização do “Ciclo de Debates” deverá ajudar os dirigentes sindicais na busca, em suas bases, de soluções para os desafios que possam surgir. “Este evento será preparatório para um Grande Programa de Formação Sindical que realizaremos, no intuito de equipar os nossos dirigentes sindicais com a única arma que eles efetivamente terão: o conhecimento”, diz.
Por fim, o coordenador do “Ciclo de Debates”, e Presidente do Sinplalto, Hely Aires, demonstrou a sua felicidade por ter contribuído na organização do evento, anunciando o cadastro de 11 novas filiações à Nova Central, só no primeiro dia de debate. “Nós temos aqui mais de 40 entidades sindicais escritas, mais de 25 cidades representadas, e 70% do sindicato de Araxá presente neste evento. Em nome de Araxá eu agradeço e me sinto honrado, por esta confiança que recebi”, declarou Hely. Ao encerrar sua participação, Hely entregou uma placa de homenagem ao Presidente da CSPB, João Domingos, que muito emocionado se comprometeu com os novos filiados, em apoiar e ajudar no que for necessário para melhor condução de suas atividades sindicais.
Em sua fala, João Domingos enfatizou sobre a evolução do mundo, e a necessidade de se implantar este “Ciclo de Debates”, e assim contribuir neste processo de inovação nas práticas sindicais, para que todos passem a alcançar melhores resultados em suas atuações sindicais. Ele aproveitou ainda, para fazer um apelo, à todos, que de maneira efetiva, participem dos debates, por se tratar de uma oportunidade única, onde poderá surgir possíveis soluções às lutas e bandeiras defendidas por cada um dos participantes.
Para João Domingos foi um previlégio iniciar o “Ciclo de Debates” na região de Araxá, Minas Gerais, que já possui lideranças de destaque nos movimentos sindicais e na sociedade de uma forma geral. Para ele o “Ciclo de Debates” inaugura uma estratégia da Nova Central de longo alcance, que fará um diagnóstico de entendimento para os pontos que precisam ser melhorados no meio sindical, e apontando um trabalho de qualificação aos seus dirigentes, para que possam atuar da melhor maneira possível aonde houver necessidade.
“O intuito do debate é criar uma grande caminhada para resgatar a categoria dos servidores público que é tão importante. Além de contemplar todos os trabalhadores de uma maneira geral, seja do campo ou da cidade, de todos os seguimentos, e todas as categorias. Já antecipo que sairemos daqui preparados para enfrentar esta realidade e as dificuldades que vivenciamos no nosso dia-a-dia”, encerra João Domingos, CSPB.
Sobre a programação já agendada para os próximos debates, o presidente da NCST/MG diz que este ano, ainda será realizado mais 3 encontros em Minas Gerais. Percorrendo, na seqüência, todos os estados brasileiro, com o intuito de aplicar na prática o que determina a Convenção 151 da OIT, a luta pelo direito de greve, a organização dos servidores públicos, o resgate da importância que a categoria tem na sociedade, entre outros temas relevantes aos trabalhadores brasileiros que também serão discutidos.