O Dia do Servidor Público é marcado pela luta de um dos benefícios mais aguardados pelos servidores públicos municipais de Araxá. Com o lançamento oficial nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, na sede do Centro de Atendimento ao Servidor (CAS) a campanha que colhe assinaturas para garantir benefícios interrompidos pela Lei nº173, imposta durante a pandemia da Covid-19. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Microrregião do Planalto de Araxá (Sinplalto) integra a Frente em Defesa do Servidor Público, na qual o presidente do Sindicato, Hely Aires, já participou de duas reuniões sobre o tema.
A coleta de assinaturas, em forma de abaixo-assinado, tem como meta ampliar o número de pessoas que buscam a concretização da manutenção dos pagamentos dos quinquênios aos servidores públicos municipais. Esta iniciativa surgiu após várias discussões, em busca de negociações, entre a diretoria do Sindicato e a Administração Municipal, onde se constatou que muitos servidores têm direito aos quinquênios, mas ainda assim não o receberam após o ano de 2022.
O quinquênio é um benefício garantido por lei aos funcionários públicos, representando um adicional ao salário que é concedido a cada cinco anos de serviço prestado. Ele tem um papel importante na valorização e reconhecimento do tempo de serviço dos trabalhadores.
O presidente
Este período de coleta de assinaturas é uma etapa fundamental para que a questão seja apresentada formalmente às autoridades competentes. A campanha do abaixo-assinado contará com o ponto de assinatura no CAS (Centro de Atendimento ao Servidor) na rua Rio Branco nº 630, no Centro de Araxá, de segunda à sexta de 7h às 18h, sem intervalo para o almoço, ou através do link: https://chng.it/T4CFvssvDr .