Candidatos já podem ter acesso a data, hora e local da aplicação da prova no site do IBGP; média geral é de 24 candidatos por vaga
As provas objetivas do Concurso Público da Secretaria Municipal de Educação será realizada no próximo domingo (29) em cinco locais de 8h às 17h. São 8.768 candidatos a 363 vagas disponibilizadas para serem ocupadas na pasta. Esse número de inscritos ultrapassava de 13.000 candidatos, porém esse quantitativo abaixou para 8.768 porque esqueceram de pagar a taxa de inscrição ou tiveram o pedido de taxa de inscrição indeferido.
Para esclarecer as dúvidas sobre o concurso público, o programa Imbiara Notícias, da Rádio Imbiara 91,5 FM entrevistou nesta quinta-feira (27) o secretário de Governo, Rick Paranhos, e a secretária de Educação, Zulma Moreira. “Esse é o segundo maior concurso realizado pela cidade de Araxá. Se a gente fizer uma média geral pelo total de vagas disponíveis teremos 24 candidatos por vaga. Se individualizarmos por profissional ou por atividade que está sendo ofertada como a de especialista de Educação Básica e supervisor pedagógico que dá 130 candidatos por vaga porque são duas vagas ofertadas aqui”, diz o secretário.
Rick destaca que o concurso público disponibiliza o cadastro de reserva. “Quando nós abrirmos o concurso público naquele momento a lei autorizava abrir 363 vagas. Todavia, o governo mandou para a Câmara Municipal o Plano de Cargos e Salários e com o aumento de vagas. Essas novas vagas serão reincorporadas aqui por meio do cadastro de reserva. Esse número será muito maior do que 363 vagas. A medida que o Município convocar essas vagas (do concurso público aqui), finalizou esse e começa a convocar do cadastro de reserva. Assim nós faremos a posse daqueles que forem aprovados”.
O secretário de Governo, Rick Paranhos, e a secretária de Educação, Zulma Moreira. Foto: Natália Fernandes/Portal Imbiara
Prefeitura quer começar 2024 com os aprovados do concurso nomeados
A posse será realizada depois da divulgação do resultado preliminar previsto para o próximo dia 28 de agosto e, sequencialmente, o resultado final, no dia 18 de setembro. Após essa data, a expectativa é que haja a homologação para a convocação dos aprovados. “As pessoas têm que pensar que elas precisam estar dentro dos aprovados. Então, o cuidado é ter 60% da prova. Uma vez que você foi aprovado dentro do limite de 60% a pessoa faz parte do cadastro de reserva. Temos que lembrar sobre os cargos disponíveis atualmente vão ser alteradas porque muita gente está esperando o Plano de Cargos e Salários, vai se enquadrar dentro do plano e aposentar. As pessoas afastadas por licença saúde nesses cargos que não estão disponíveis”, comenta a secretária.
Zulma ressalta que a grande preocupação da Administração Municipal é começar o ano de 2024 com os aprovados do concurso nomeados. “A partir do momento da homologação do concurso no dia 18 de setembro vamos começar a chamar para que comece 2024 com o número certo de possíveis contratados e a maioria do pessoal ser efetiva”, aborda a secretária.
Horários de abertura e fechamento de portões dos locais das provas objetivas
Os candidatos deverão comparecer aos locais de aplicação 60 minutos antes do fechamento dos portões (lembrando que os portões serão fechados 15 minutos antes do início das provas), com documento de identidade oficial com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e, preferencialmente, com o comprovante definitivo de inscrição (CDI) para as provas. Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para o início das provas às 9h. Já na parte da tarde, os horários de abertura e fechamento dos portões serão 13h e 13h45, respectivamente, para o início das provas às 14h.
“O candidato que tenha alguma dúvida e queira saber onde foi divulgado já está lá no site o local das provas. É só ele entrar no site novo.ibgpconcursos.com.br e entrar lá na área do candidato onde terá mais informações. A escolha dos locais é feita pelo IBGP (Instituto Brasileiro de Governança Pública) mediante a uma lista apresentada pelo Município. Exemplo: nós temos aqui 20 escolas que podem ser os locais das provas. O IBGP escolhe a localização de cada candidato de forma que fique bem distribuído e não fique muito concentrado em um só local. Também evita que o candidato cruze a cidade toda”, esclarece o secretário de Governo, Rick Paranhos.
A sede do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) em Araxá. Foto: Caio César/Portal Imbiara
As vagas mais concorridas do concurso realizado mediante TAC do Ministério Público
Zulma Moreira diz que as vagas mais concorridas do concurso público da Secretaria de Educação foram a de professor e a de supervisor escolar, o especialista de Educação Básica. “Também são os que mais oferecem vagas. Quero deixar um recado aqui que a prova é um momento de calma. Se já estudou, o momento agora é pensar ‘já tenho o conhecimento, vou tranquilamente fazer’. As pessoas chegam sem documento de identidade e com aquela correria de última hora, voltar em casa correndo. Isso desestabilizar a pessoa. O importante é pegar a sua água e ir tranquilo para fazer a prova. Estamos aqui para desejar boa sorte a todos”.
Rick também salienta que o concurso público é realizado por conta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) desde o ano de 2005 onde vem estabelecido o seguinte. “O Município não pode ficar com o número alto de profissionais contratados, tem que ser profissionais efetivos obedecendo o artigo 37 da Constituição. O ingresso ao serviço público é feito por meio de concurso público, provas e títulos. Então as pessoas têm que fazer o concurso para prestar serviço ao Município. Esse número de contratados nosso aumentou devido ao período de pandemia, mas agora atendendo a determinação e acordo firmado com o Ministério Público, o Município realiza o concurso público”, explica o secretário.
Confira os locais onde serão aplicadas as provas objetivas
– Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá): avenida Ministro Olavo Drummond, nº 5, bairro São Geraldo
– Escola Estadual Loren Rios Feres: rua Onésimo Simões Borges, nº 55, bairro Alvorada
– Escola Estadual Professor Luiz Antônio Côrrea de Oliveira (Polivalente): rua Santo Antônio, nº 150, bairro Santo Antônio
– Escola Estadual Armando Santos: praça Fausto Barbosa, nº 790, bairro São Geraldo
– Escola Estadual Maria de Magalhães: rua Pepururê, nº 207, Vila Rica
fonte Grupo Imbiara de Comunicação