“ A luta é árdua mas vale a pena”.
O mundo mudou após a crise sanitária que trouxe a tona o coronavírus.
Neste sentido o mundo trabalhista tem buscado transformações dentro dos desafios colocados à nossa frente para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Com isso veio as mudanças no segmento do mercado de trabalho, com novas regras, flexibilização de profissões e enorme apreensão social para os trabalhadores e empresários. A palavra de ordem tem sido “consenso social”, que é o caminho para as melhores soluções.
O mercado sofre com a escassez do público e alguns profissionais ficaram e ainda permanecerão a mercê da ajuda do Governo Federal.
Neste contexto, as instituições, especialmente as entidades sindicais aliadas à sociedade civil, tem como missão primordial a defesa da vida e proteção a saúde, a manutenção dos empregos, a garantia de renda às pessoas, a defesa da classe trabalhadora e a preservação da atividade empresarial. Tudo isso para garantir empregos e renda.
As medidas provisórias adotadas pelo governo federal tem alterado temporariamente os contratos de trabalho, criando normas que flexibilizam as relações de trabalho durante esse período de calamidade pública. O impacto tem sido a redução de direitos em plena epidemia mundial !
No setor público temos visto algumas suspensões de contratados, principalmente no setor de Educação onde atuo há mais de 29 anos. Essa situação começa a nos preocupar.
Em Araxá, por enquanto, temos garantia de manutenção desses contratos. Mas o sinal de alerta já acendeu. Algumas dessas medidas provisórias introduziram no ordenamento jurídico a possibilidade de suspensão dos contratos, a redução da jornada de trabalho e de salários.
É necessário que os trabalhadores e empresários façam acordos viáveis e que tragam segurança às classes e se atentem a essas normas hora editadas, se informem e busquem orientações perante os Sindicatos para melhor interpretação das medidas e a correta aplicação das normas, para assim evitar problemas futuros.
O setor público muito se difere do setor privado, não sabemos das vantagens e desvantagens dessas mudanças temporárias, mas sabemos sim que as consequências serão diversas. Temos governos e gestores corruptos que superfaturam neste momento às custas do dinheiro público. Querendo enriquecer mais do que nunca.
O trabalho das entidades sindicais se tornam importantes para garantir a fiscalização, negociações e acompanhar a sua aplicabilidade; para que essas transcorram dentro da legalidade e normalidade, de forma equilibrada e que se possa garantir os direitos dos trabalhadores e conceder a necessária segurança jurídica com preservação da atividade empresarial.
Dessa forma, unamos aos Sindicatos de todas as categorias, já que o fluxo da indústria e do comércio são capazes de orientar e representar todos os trabalhadores perante o empresariado. Assim , garantir a continuidade das empresas e, consequentemente, a manutenção digna dos empregos e geração de renda e impostos aos cofres públicos, garantindo o funcionamento da máquina e os serviços à população.
O SINPLALTO como sempre, está à disposição para discutir formas que garantam os direitos dos trabalhadores. Com isso, propiciar a continuidade das atividades empresariais, dos empregos e da manutenção de uma vida digna aos trabalhadores.
Não seremos omissos. Buscaremos através do diálogo um trabalho que possa contribuir e desenvolver diante da atual situação. Devemos enfrentá-la de forma consciente e ponderada.
Na oportunidade, apresentamos neste GUIA, os convênios firmados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá – SINPLALTO com as empresas parceiras, que propiciarão serviços e descontos aos trabalhadores, através do CARTÃO DESCONTO, com valores diferenciados dos praticados no mercado.
Devemos prestigiar cada profissional e cada empresa parceira, na busca dos serviços e na aquisição de produtos, para que possamos assim, fortalecer ainda mais as parcerias futuras.
Nesse tempo, sempre buscamos o equilíbrio nas relações entre empregados e empregadores na incessante busca de justiça social. “Em pouco prazo que assumi esta entidade, estou fazendo meu trabalho pensando no próximo e em busca de conquistas para toda categoria. Mas, afirmo: sozinhos não somos fortes. É certo que, com apoio da categoria somos e seremos sempre invencíveis.”
Estou me afastando por um determinado período, por força da legislação eleitoral. Tenho projetos que passaram pelo crivo popular com êxito, seremos mais ainda a voz e a vez do servidor no legislativo. Com muito trabalho pela categoria e por forte atuação sindical.
Hoje, queremos agradecer a você, SERVIDOR, membro integrante da categoria profissional.
O sindicalismo se faz coletivamente. E você faz parte de nossa história. Aprendi isso nesse pouco e curto espaço de tempo. Mas foi o suficiente para saber que “ A luta é árdua mas vale a pena”.
Obrigada por tudo!
Que Deus abençoe a todos!
Um forte abraço classista e participe conosco sempre que puder, a luta é constante.
Araxá (MG), 30 de maio de 2020.
Marlene Apolinário
Presidente do Sinplalto