

No dia 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data é comemorada em todo o mundo por meio da realização de campanhas que objetivam a conscientização das pessoas sobre os diversos aspectos da saúde. A cada ano, é trabalhado um tema diferente. No Brasil, celebra-se também o Dia Nacional da Saúde, em 5 de agosto.
A saúde está relacionada com um estado de bem-estar físico, mental e social do indivíduo. No ano de 1948, foi criada a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma agência especializada das Nações Unidas com o objetivo de garantir saúde, no mais elevado nível, para todos.
A origem do Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril. Essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 1948. O objetivo dessa celebração é despertar uma consciência mundial sobre a importância de diversos aspectos da saúde.
A data é celebrada desde o ano de 1950 e, a cada ano, apresenta um tema a ser trabalhado. Entre os temas já trabalhados, podemos citar a segurança alimentar, no ano de 2015; depressão, em 2017; saúde para todos, em 2018; e cobertura universal de saúde, em 2019.
Dia Nacional da Saúde
No Brasil, além da celebração do Dia Mundial da Saúde, também se celebra o Dia Nacional da Saúde. Essa data objetiva conscientizar a população a respeito da importância da educação sanitária, entre outros aspectos que possam promover um estilo de vida mais saudável.
O Dia Nacional da Saúde é comemorado anualmente em 5 de agosto. A data foi escolhida como forma de homenagear o médico e cientista, nascido em 5 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz.
Oswaldo atuou na luta pela erradicação de diversas epidemias no Brasil, como a febre amarela e a varíola. Ele foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde, no ano de 1903, e fundou, no ano de 1900, o Instituto Soroterápico Federal, transformado em Instituto Oswaldo Cruz no ano de 1908.
Em uma mensagem especial em vídeo dedicada ao Dia Mundial da Saúde, lembrado anualmente em 7 de abril, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou que a data é marcada em um ano particularmente difícil para todos.
“Hoje, minha mensagem é para nossos profissionais de saúde – enfermeiras(os), parteiras(os), técnicos, paramédicos, farmacêuticos, médicos, motoristas, profissionais de limpeza, administradores e muitos outros – que trabalham dia e noite para nos manter seguros”, disse.
“Hoje, estamos mais profundamente gratos do que nunca a todos vocês, enquanto trabalham sem parar, colocando-se em risco, para combater os danos dessa pandemia.”
Ele lembrou que 2020 é o ano internacional das(os) profissionais de enfermagem e obstetrícia, reconhecendo “sua experiência e compromisso especiais”.
“Todos nós temos motivos para agradecer pelo cuidado e profissionalismo das(os) enfermeiras(os) e parteiras(os). Eu sei que eu tenho”, disse Guterres.
O secretário-geral lembrou que enfermeiras e enfermeiros assumem alguns dos maiores encargos com a saúde, realizando trabalhos difíceis e aguentando longas horas – muitas vezes com risco de lesões, infecções e uma carga de saúde mental pesada. “Elas(es) geralmente oferecem conforto no final da vida”, lembrou.
Já as parteiras proporcionam conforto no início da vida, acrescentou. “Durante uma pandemia, o trabalho delas(es) é ainda mais desafiador, pois trazem nossos recém-nascidos com segurança para este mundo.”
E encerrou: “Às(os) enfermeiras(os) e parteiras(os) do mundo: obrigado pelo seu trabalho. Nestes tempos traumáticos, digo a todos os profissionais de saúde: estamos com você e contamos com você. Vocês nos deixam orgulhosos; vocês nos inspiram. Somos gratos a vocês. Obrigado pela diferença que estão fazendo, todos os dias e todos os lugares.
A presidente do Sinplalto Marlene Apolinário, neste momento de crise em que atravessamos no mundo , aplaudem e agradecem a todos os profissionais da saúde.
Não estamos querendo reconhecimento por causa da pandemia e sim a valorização dos servidores que colaboram em todos os setores. Pois, o serviço público é essencial para toda a população.
No dia de hoje, onde se comemora o Dia Mundial as Saúde, pedimos o reconhecimento por parte dos gestores e o aplauso natural, onde será de todos para os profissionais comprometidos nesse momento . Aplausos pela bravura.