A presidente do Sinplalto Marlene Apolinário, recebeu na última sexta feira, dia 13, uma comissão de mais de 14 servidores da Educação. A reunião aconteceu quase uma semana após os servidores da rede municipal de ensino ter organizado uma caminhada no último dia 7 no calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel, onde manifestaram contra os atos da administração, que não está pagando um 1/3 de férias desde de outubro do ano passado, pagamento do piso salarial da categoria, o pagamento das progressões, das pagamento de férias prêmios aos servidores que já se aposentaram e principalmente pelo não envio do Plano de Carreira para ser votado pela poder legislativo, já que as informações que o anteprojeto de reforma do atual plano já esta pronta a tempo. A presidente Marlene ouviu as reivindicações da classe e que disse estar preocupada com o prazo que temos parar discutir este assunto que irá até dia 3 de abril devido ao calendário eleitoral das eleições que acontece este ano.
Os servidores representando todo quadro geral da educação notificaram o sindicato de acordo com o estatuto da entidade e solicitaram a presidente que convoque assembleia geral extraordinária para que a categoria decida se entraram em greve até que as reivindicações sejam atendidas dentro do prazo que está estabelecido por Lei.
AÇÕES DO SINDICATO
A presidente Marlene Apolinário, repassou a todos os presentes que o sindicato realizou reunião com a Secretária de Educação, com o Procurador do Município por várias vezes desde da divulgação do piso salarial, bem como as reclamações que chegaram ao sindicato por não cumprimento do dever legal do pagamento de 1/3 de férias, férias prêmios e progressões. Além das reuniões foram enviados ofícios a secretária de educação e ao senhor prefeito, solicitando reunião para tratar do assunto. Os ofícios se querem foram respondidos por parte da assessoria do prefeito. Achamos que se quer foi entregue ao prefeito.
Tivemos nesta última quarta feira, dia 11 com a secretária Edna Nascimento e no dia 12 com o procurador Dr Jonathan Ferreira, que nos informaram que correspondentes ao pagamento de 1/3 de férias dos servidores municipais que está em atraso, e o pagamento das férias Prêmios, serão regularizados neste mês de março conforme informações da Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão. O valor total em atraso é de cerca de R$ 1.3 milhão. Em relação ao piso, a informação é de que o projeto de lei está sendo finalizado para ser encaminhado ao Legislativo. A matéria terá efeitos retroativos ao mês de janeiro.
MESMO COM AS INFORMAÇÕES, A ASSEMBLEIA ACONTECERÁ.
Os servidores presentes parabenizaram a presidente do sindicato pelo trabalho que vem sendo feito deste que assumiu a entidade, mais não abriram mão da realização da assembleia. Diante da pressão feita pelos servidores e de acordo com a Lei vigente, a presidente garantiu a publicação do edital na próxima quinta feira, dia 19 de março e a realização da assembleia no dia 23, onde a categoria decidirá sobre a decretação de greve caso o projeto de lei não seja encaminhando até a próxima terça. “ Teremos apenas duas semanas para garantir que o projeto seja enviado ao legislativo e seja discutido e aprovado para valer para este ano afirmou a servidora Edvania uma das representantes da comissão dos servidores da educação.
A presidente do Sinplalto disse ser legitima a reivindicações dos servidores, e ressaltou que se as demais classes de servidores fossem unidos, e cobrasse do sindicato e ao mesmo tempo apoiasse as ações da entidade teríamos muito mais ganhos e valorização.