Os servidores públicos municipais de Minas Gerais de diferentes municípios terão mais representatividade e, consequentemente, mais força a partir de agora.
Isso porque, na última quinta-feira (05), em Belo Horizonte, representantes de vários sindicatos representados pelos seus presidentes e delegados, de diversas regiões do estado, aprovaram, por unanimidade, a criação da FESERV-MG – Federação dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais -.
O estatuto foi lido e discutido artigo por artigo para dar transparência e depois foi aprovado por unanimidade pelos sindicalistas presentes.
O presidente eleito foi o sindicalista e advogado, Hely Ayres, membro da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá (Sinplalto). Com 25 anos de movimento sindical, Hely já ocupou cargos de liderança em outras Federações e foi diretor de comunicação da Nova Central Nacional, diretor da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, sendo que, em missão internacional, representou
os trabalhadores em Congresso da OIT, com monografia que destacou a segurança do trabalho no serviço público. Atualmente, é diretor de Comunicação da Nova Central de Minas Gerais e presidente da Cooperativa de Consumo dos Servidores Municipais de Araxá e Região.
Para Hely Aires, a FESERV-MG é uma conquista do servidor municipal: “Após alguns desencontros em relação à representatividade dos servidores públicos
municipais de Minas Gerais, nós fomos convocados por alguns servidores representativos dessa categoria, para construir uma nova unidade, e assim fizemos.
Nós buscamos nesses cinquenta e dois dias de estruturação de uma nova federação. E, pela primeira vez na história desse País, eu posso te garantir, formamos uma federação com 18 sindicatos, a legislação exige no mínimo 5, e a maioria é criada com 5, 6, 7, 8, nós fizemos com 18. Isso é representatividade”, enaltece o presidente.
Com proposta inovadora, Hely conta que a Federação quer dar total assistência aos sindicatos filiados: “Nós temos um projeto que vai muito além da criação da FESERV-MG, nós vamos procurar os municípios, os quais nós conversaremos diretamente e diferentemente de tudo que está aí”, completou.
O presidente Hely Aires enumera as prioridades na Condução da FESERV-MG:
1° – A legalização dos sindicatos que fazem parte da Federação e dos que ainda vão aderir (muitos estão com mandato vencido e com documentação para em
Brasília);
2° – Apresentação de um projeto social para construir e estruturar as questões financeiras dos sindicados e da Federação;
3° – Dar autonomia às regionais de trabalho em relação à representatividade desses setores.
Veja na íntegra como ficou o quadro da diretoria e sindicatos da FESERVMG:
*Mandato de cinco anos
Presidente
Hely Aires da Silva – SINPLALTO Araxá
Vice-Presidente
Acácio Wander Cordeiro Macie – SINSERV Pompéu
Secretário Geral
Marco Antônio Xavier – SINSESA Sabará
1° Secretário
Wanderly Camargo – SISEMS Sacramento
2° Secretário
Wellington da Silva Oliveira – SINTRAM Divinópolis
Secretária de Finanças
Luciana Santos – SINTRAM Divinópolis
2ª Secretária de Finanças
Solange Esteves Nardy L. Silva – INDERSINDS Caeté
Diretor Jurídico
Natanael Alves Gonzaga – SINDFOR Formiga
Diretor de Divulgação Comunicação e Relações Públicas
Miraídes Cordeiro Santos – SINDSER Montezuma
Diretor de Organização Sindical
Mauricio Ângelo da Silva – SIND-UNIÃO João do Paraiso
Diretor de Articulação com Entidades Civis
Oquênes de Assis Viana – SINDSERVIP Raposos
Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão
Sideus Lima – SINDINHO Ninheira
Diretor de Assunto de Mulher Infância e Juventude e Gêneros e Minorias
Lucimar Aparecida Cardoso – SINDCRISTAIS Cristais
Diretor de Assuntos de Saúde e Segurança do Trabalho
Roselia Silveira – SEMPRE Piumhi
Conselho Fiscal
Rosimeire de Fátima S. Oliveira – SINDSPREJ/MG Presidente Juscelino
Wanderli Ramalho – SISEMS Sacramento
Jair Eustáquio das Chagas – SINSESA Sabará
Elton Junior Ribeiro Júlio – SINTRASPCA Campos Altos
Ednay Ferreira Silva Gomes – SIDSERCOM Comercinho
Roberta Batista Botelho – SINDFELIZ Felisburgo