O segundo dia “D” da campanha será realizado neste próximo sábado
Quem quer proteger as crianças de 1 até 5 anos de idade contra o sarampo e a poliomielite tem de aproveitar os últimos dias da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde, que termina na sexta-feira (31). As vacinas são de graça.
A vacinação contra sarampo será feita com a utilização de vacina tríplice viral, que protege ainda contra caxumba e rubéola. E na imunização contra a poliomielite será usada a vacina oral, a da gotinha.
A meta é vacinar 95% do público-alvo, o que representa 285,5 mil crianças, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Até o dia 25 de agosto, a SMS aplicou 123.375 doses da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e 134.982 doses da VOP (poliomielite). O que represente 54% de imunização contra o sarampo e 50,1%, contra a pólio.
A pólio, segundo o Ministério da Saúde está erradicada desde 1990. Mas é fundamental que a vacina seja aplicada para que a doença não retorne.
As crianças podem tomar as doses das duas vacinas indiscriminadamente. E praticamente não há contraindicações. Elas são observadas em pessoas com hipersensibilidade grave conhecida a algum componente da vacina, imunodeficiência, portadora de HIV e que tenha apresentado reação grave a dose anterior da vacina.
É importante levar a Caderneta de Vacinação para a atualização e avaliação da situação vacinal da criança.
Em Araxá, a vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, nas mais de unidades de atenção primária. E não se esqueça de levar o cartão de vacinação!
Ascom/Sinplalto