

Acordo viabilizado pelo Sinplalto em novembro passado beneficiou 326 funcionários públicos municipais do quadro efetivo
A representante do Instituto de Previdência Municipal, Roseli Araújo.
O Instituto de Previdência de Serra do Salitre concluiu o ressarcimento intengral dos descontos feitos irregularmente nas gratificações, férias e 13º dos servidores nos últimos anos. O acordo viabilizado pelo do Sindicato dos Servidores Público Municipal de Araxá e Região (Sinplalto) beneficiou 326 funcionários públicos municipais do quadro efetivo, sendo 323 da prefeitura e 3 da Câmara Municipal. Os valores pagos somaram mais de R$ 500 mil e é considerado um marco na história política do município e a maior conquista do servidor serralitrense.
O acordo para a devolução do dinheiro dos servidores prejudicados vinha sendo tentado há vários anos pela Câmara Municipal, mas sem sucesso. Em novembro passado, o presidente do Sinplalto e secretário intersindical da Fesempre, Hely Aires, reuniu a representante do Instituto de Previdência Municipal, Roseli Araújo, servidores, vereadores e o prefeito local Cresmar Dorneles na tentativa de buscar uma solução para o problema. Após uma reunião foi estabelecido que o município teria um prazo de noventa dias para fazer o ressarcimento integral e em parcela única dos valores que os funcionários do quadro efetivo tinham direito a receber.
De acordo com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, essa foi apenas a primeira vitória dos servidores de Serra do Salitre. “Estamos com o sindicato instalado na cidade há apenas um ano e já podemos comemorar a primeira grande vitória do servidor, um marco na história política do município. Foi um trabalho difícil, mas o funcionalismo público de Serra do Salitre pode festejar. Esse dinheiro é um direito do servidor que vinha sendo reivindicado há muito tempo e que finalmente será pago.”
Segundo ele, com o pagamento de todos os servidores que tinham direito a restituição dos descontos feitos irregularmente, o Sinplalto começa a trabalhar na segunda etapa do projeto de valorização do servidor serralitrense. “Essa vitória foi só o primeiro passo, mas já nos deixou orgulhosos, pois Serra do Salitre foi o primeiro município a ter a subsede do Sinplalto instalada. Agora, vamos trabalhar nas demais reivindicações do funcionalismo público. Estabelecer um salário mínimo, plano de cargo e salário, plano de saúde, reajustes anuais, além da adequação do piso salarial nacional dos professores e o pagamento da sobra do Fundeb. O prefeito Cresmar Dorneles já demonstrou que será parceiro e tem feito todo o esforço para valorizar o servidor. Acreditamos que ele vai atender as nossas reivindicações, pois foi um compromisso dele feito conosco em reunião da Câmara Municipal.”, destaca Hely.