Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tapira, Maria Madalena (Leninha), solicitou uma reunião para iniciar as conversas de unificação.
O Sindicato dos Servidores Público Municipal de Tapira quer unificar ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto). A presidente Maria Madalena (Leninha), esteve na sede do Sinplalto nesta semana e solicitou uma reunião para iniciar as conversas de unificação. A expectativa é que uma reunião entre as diretorias dos dois sindicatos aconteça na próxima semana para ser apresentado a proposta de parceria.
Segundo Leninha, a idéia de unificação surgiu da necessidade do sindicato de Tapira se fortalecer. “O trabalho que o Sinplalto vem realizando em Araxá e Região tem resultado em benefícios para o servidor e nós também queremos crescer, fortalecer. O servidor de Tapira quer ser respeitado, quer seus direitos, e acreditamos que uma unificação ao Sinplalto vai facilitar muito esse processo por toda a experiência que o sindicato possui. Além disso, a grande maioria dos sindicatos existentes em Araxá tem base na cidade de Tapira e tem demonstrado resultados. Queremos o servidor de Tapira valorizado e acreditamos que a unificação seja o melhor caminho.”
O presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que as conversas estão apenas iniciando. “Surgiu esse interesse da Leninha em unificar ao Sinplalto e estamos estudando a possibilidade desse projeto acontecer, pois, historicamente, os sindicatos existentes em Araxá trabalham e bem em Tapira, já que são municípios muito próximos e com um convívio político e econômico em comum. Mas vamos conversar, temos uma reunião com os diretores do sindicato de Tapira e vamos apresentar as propostas de unificação, o que o Sinplalto pode oferecer de imediato para o servidor, como o Plano de Saúde Prontomed, o OdontoPrev, uma assessoria jurídica especializada, enfim, todas os benefícios que o servidor araxaense e da região já possui através do Sinplalto.”
Segundo Hely, o objetivo principal é fortalecer os sindicatos da região. “Seja através da unificação ou não, queremos é a união os sindicatos da região, com cada um tendo sua autonomia local nas lutas cotidianas em defesa do servidor. Se o funcionalismo público unido no sindicato é mais valorizado, mais respeitado, porque os sindicatos não podem se unirem para também ficarem mais forte. Passamos uma filosofia para o servidor e temos que começar a implantá-la sindicalmente. Portanto, se a intenção dos diretores do sindicato de Tapira for de não unificar, vamos dar total apoio para fortalecê-los. Essa está sendo nosso planejamento de trabalho, a nossa proposta. Volto a repetir, a região tem que se fortalecer já”, destaca o presidente do Sinplalto.