![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/DSC07166.jpg)
![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/DSC07166.jpg)
Livro Vade Mecum, editora Saraiva, também foi entregue aos dirigentes sindicais para atender as consultas dos servidores municipais e qualificação dos mesmos.
2012 é ano de eleições municipais. Momento de o movimento sindical fortalecer a inserção cidadã da classe trabalhadora nas prefeituras e câmaras de vereadores. Não existem cidadania e democracia plenas sem sindicatos fortes e partidos políticos atuantes. Além dos empregos, salários e condições de trabalho é dever dos sindicatos encampar as lutas por educação, habitação, saúde, segurança, saneamento básico, transporte público, acessibilidade e todos os demais direitos da cidadania. E isso só é possível por via da ocupação dos espaços de poder que, no regime democrático, são disputados a cada eleição.
O sindicalismo ético, cidadão e inovador que propõe e pratica se completa com a qualificação e participação cada vez maior dos sindicalistas em busca de justiça social, no fortalecimento das instituições democráticas e na gestão das coisas públicas. O 2º dia de reunião entre membros das diretorias executiva e regional, além dos coordenadores da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre) debateram a participação da federação nas eleições de 2012.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e secretário interestadual da Fesempre, Hely Aires, e o presidente da Fesempre, Aldo Liberado, também fizeram à entrega do livro Vade Mecum, editora Saraiva, contendo as sumulas, leis complementares, estatutos, CLT, códigos e a Constituição Federal. O Objetivo foi dar uma nova ferramenta de trabalho aos dirigentes sindicais para atender as consultas dos servidores municipais e qualificação dos mesmos.
De acordo com Hely, a Federação e os sindicatos devem estimular as lideranças sindicais a participarem de forma efetiva das eleições municipais. “Temos que estimular todos os seus filiados a participarem do processo político-partidário e eleitoral em suas cidades, pois entendemos que nenhuma representação sindical será completa se deixar de lado a defesa dos interesses e reivindicações dos trabalhadores e de suas famílias junto ao Executivo e ao Legislativo de cada município. Nesse segundo dia de reunião debatemos a participação da Fesempre no processo eleitoral e, acreditamos que os sindicatos terão uma participação efetiva nas eleições municipais neste ano.”
Segundo Hely, todos os dirigentes sindicais tiveram oportunidade de sugerir temas para 8º Congresso Interestadual da Fesempre. “O VIII Congresso da Fesempre será realizado nos dias 16,17 e 18 de agosto próximo, no Sesc de Venda Nova. A diretoria escutou atentamente todas as sugestões e, agora, vai definir os assuntos a serem debatidos. Certamente, teremos mais um grande evento. Um encontro importante de qualificação e capacitação dos dirigentes sindicais.”