![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Sinplalto-Aserpa-Cosprema2.jpg)
![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Sinplalto-Aserpa-Cosprema2.jpg)
De acordo com enquête realizada pelo site do Sinplalto, 91,02% dos servidores acreditam que a Data-Base atingirá seu objetivo de valorização do servidor.
Os servidores públicos municipais estão ansiosos com a negociação da Data-Base. A mobilização do funcionalismo público e as entrevistas do prefeito Jeová Moreira da Costa se mostrando receptivo a negociação com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) aumentam as expectativas de mais de 3.5 mil trabalhadores araxaenses. De acordo com a enquête realizada pelo site do Sinplalto, 91,02% dos servidores acreditam que a Data-Base atingirá seu objetivo de valorização do servidor. Apenas 8,98% não acreditam que a negociação atingirá sua meta.
O prefeito Jeová convocou para esta terça-feira, 30, às 14h, a primeira reunião com a comissão de negociação, que será composta pelo presidente do Sinpallto, Hely Aires, o presidente da Associação dos Servidores da Prefeitura de Araxá (Aserpa), José dos Reis (Zezinho) -, e o presidente da Cooperativa dos Servidores da Prefeitura Municipal de Araxá (Cosprema), Daniel Drumomd, como representantes da categoria na negociação para o dissídio e revisão salarial dos servidores municipais, além de uma servidora da educação, uma da saúde e o advogado do sindicato.
A administração municipal nomeou através de decreto no Diário Oficial do Município, o secretário municipal Planejamento e Gestão, Jorge Borja, e os assessores jurídicos, Jonathan Reanud e Ednamara Flores Rodrigues, como representantes do poder público na negociação. A Comissão de Negociação elaborará um documento com as reivindicações dos servidores dentro das possibilidades administrativas do município. O oficio será entregue ao prefeito municipal que definirá as solicitações a serem atendidas.
A expectativa é que as conversas em torno da elaboração da pauta de reivindicações sejam iniciadas imediatamente. A Data-Base do Servidor Público Municipal, prevista na Lei Orgânica, é marcada para o mês de maio e é o período do ano em que patrões e empregados representados pelos sindicatos se reúnem para repactuar os termos dos seus contratos coletivos de trabalho.
De acordo com Hely, a negociação da Data-Base é um fato histórico para os servidores municipais. “A Data-Base é maior conquista do servidor. Respeita-la significa valorizar a categoria. Estamos muito satisfeito com a agilidade e o empenho que todos estão fazendo para o sucesso da negociação. Acredito que não teremos problemas, pois tudo está sendo pautado no respeito entre as partes e considerando as limitações do poder público.”