![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Alex-Ribeiro-secretário12.jpg)
![](https://sinplalto.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Alex-Ribeiro-secretário12.jpg)
Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Alex Ribeiro, convocou Comissão Patronal e dos Trabalhadores para discussão da pauta de reivindicações.
A Prefeitura de Araxá convocou uma reunião para apresentar a contraproposta da Data-Base do Funcionalismo Público 2013. O Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Alex Ribeiro, marcou uma reunião com as comissões de negociação, Patronal e dos Trabalhadores na próxima segunda-feira, 15, às 16h, para discussão na pauta de reivindicações. A demora para a conclusão da negociação revoltou a categoria que estipulou o próximo dia 15 de julho como o último prazo para uma proposta concreta de aumento no salário básico e no cartão de vale alimentação. A negociação já se estende há mais de 60 dias e a administração municipal ainda não apresentou contrapropostas concretas das clausulas econômicas apresentadas pelo servidor público.
A primeira contraproposta da Data-Base encaminhada pela Prefeitura de Araxá não agradou os servidores municipais e causou indignação de grande parte dos servidores presentes na Assembleia Geral Unificada, realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), que esteve completamente lotado. A falta de uma proposta real de reajuste imediato da remuneração salarial, do cartão vale alimentação e o pagamento do Piso Nacional da Educação foram as principais cláusulas para a reprovação da contraproposta. A categoria decidiu, por maioria dos votos, encaminhar uma nova proposta de negociação, que deverá ser apresentada pela prefeitura nesta segunda-feira, 15.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, diz que a expectativa é que a prefeitura apresente uma contraproposta concreta para a categoria. “O prazo está encerrado. Já prorrogamos a data de negociação em mais de 30 dias para que a administração municipal realizasse um estudo para atender as clausulas econômicas. Nós também temos um estudo e sabemos as condições financeiras da Prefeitura de Araxá. Vamos aguardar a reunião desta segunda-feira, 15, com o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Alex Ribeiro, para saber qual será a contraproposta. Independente de qual será o resultado dessa reunião, vamos convocar o servidor para mais uma Assembleia Geral Unificada. A categoria decidirá sobre quais serão as atitudes que o Sinplalto vai tomar. Se o servidor aprovar a contraproposta, vamos protocolar o resultado da negociação da Data-Base, caso contrário, vamos convocar o servidor para uma greve geral”, destaca Hely.