Grupo de dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) reuniram no auditório do Hotel San Marco, em Brasília, nesta quarta-feira, 17.
O Grupo de dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), reuniram-se no auditório do Hotel San Marco, em Brasília, nesta quarta-feira (17), para planejar as próximas ações da confederação. O presidente da entidade, João Domingos Gomes dos Santos, convidou representantes de setores estratégicos com o intuito de descentralizar o trabalho da presidência.
A reunião foi convocada como prévia para organizar a plenária que contará com a presença de todos, em agosto. O objetivo do encontro foi o andamento ao dinamismo dos setores presentes como: Administração, Finanças, Jurídico, Legislativo, Negociação Coletiva, Comunicação e as áreas: federal, estadual e municipal. Um dos pontos discutidos foi migrar para o grupo convidado os trabalhos que necessitam da ação diária da CSPB, e deste modo o presidente poder dedicar-se a parte mais institucional. “Que a nossa entidade fique mais capaz de decidir o destino de nossos servidores. Precisamos definir um calendário para o próximo semestre”, disse João Domingos ao abrir os trabalhos.
O presidente da CSPB falou sobre as atividades internacionais em que a confederação está coordenando: “Entre os dias 5 e 6 de agosto teremos o Congresso Latino Americano dos Municipais e o Seminário promovido pela Organização Internacional do Trabalho-OIT, sobre a convenção 151, nos dias 7 e 8 (do mesmo mês). Domingos falou sobre outras atividades que a confederação está apoiando, como o congresso da CLTPJ (“Confederación Latino-americana de Trabajadores del Poder Judicial” ), e outros mais, que também estão sendo organizados pela Internacional do Serviço Público- ISP, e das organizações que esta entidade está fundando. O presidente discursou sobre a criação de uma confederação mundial dos municipais.
O Ciclo de debates sobre o serviço público do Movimento Sindical Seminário dos Servidores – Brics (Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul) será realizado no Brasil, nos dias 9 e 10 de agosto sob a coordenação de João Domingos, que fez uma explanação sobre o crescimento dos países componentes do Brics dentro de uma crise dentro do contexto democrático: “Esse período é positivo, ainda porque somos chamados para sermos atores globais. O Brasil é referência mundial. Temos uma abordagem positiva. Pude perceber o respeito que todos querem ao Brasil. No mínimo existe curiosidade em relação ao nosso país. Assumimos uma grande responsabilidade neste encontro”. destacou.
A partir do dia 25/8 haverá uma plenária dos federais e no dia 26/8 uma reunião da diretoria executiva, já no 27/8 será o Conselho de Representantes, e no dia 28 /8 as plenárias federais, simultaneamente, com as federais e municipais. No dia 29 também a posse da diretoria da confederação e no dia 30/8, a Câmara dos Deputados fará uma homenagem aos 55 anos da CSPB.
Foi encaminhada a pauta específica de cada setor e as pautas específicas por esfera, e fechou-se também a pauta geral: o pacto federativo, a previdência, a terceirização, a convenção 151, o piso nacional de salários, saúde educação, segurança pública e mobilidade urbana.
Ações
Na oportunidade, o presidente da confederação enfatizou o projeto de um Seminário no setor de comunicação além de outros seminários em áreas estratégicas: “Temos um projeto de rede integrada de rádio, TVWeb e agência de notícias para este importante setor. Sei que é um projeto ousado, mas queremos fazer ainda este ano. A CSPB precisa realizar um seminário do setor Jurídico, outro setor que queremos integrar as ações, e até mesmo a cultura e o modo de agir de cada Federação. Nossa Confederação cresceu muito politicamente e em outros setores devido a atuação jurídica. Então, queremos criar uma integração para ajudar e absorver o modelo Jurídico é levar esse modelo”.
No setor administrativo, foi levantado o ponto em que a Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST, quer organizar um seminário administrativo, para melhorar a gestão financeira e administrativa das entidades. As propostas de atividades e eventos foi considerada de “extrema relevância” para os dirigentes. Outro aponte feito pelo presidente da CSPB foi o êxito dos cursos de Formação Sindical, observado no 23 Congresso da CSPB, em novembro de 2012, sobretudo pela qualidade das apresentações e das políticas estratégicas elaboradas na ocasião. “ Essa reunião tem esse condão para sair daqui e levar para o conselho de representantes o que encaminharmos daqui”. Esclareceu João Domingos.
O dir. Financeiro da CSPB, Fernando Borges, sugeriu a reunião do conselho fiscal no dia 25 de agosto. O dir. de Assuntos Legislativos, João Paulo Ribeiro, fez sugestões na área de comunicação interna e pede que sejam feitos informes antes da reunião. Ele propôs que antes de entrar na pauta, passar por informes. O secretário-geral, Lineu Mazano, por sua vez, sugeriu agregar no plano de trabalho a questão da Organização sindical da CSPB. João Domingos esclareceu que as plenárias visam mapear os setores, como por exemplo, pauta para os municipais, para os estaduais e federais. Pauta por seguimento e depois setores estratégicos. “ Chamei aqui setores com os quais eu queria informações prévias . Aqui temos a representação das centrais que acompanhamos. Convidei as áreas do governo, administrativas (municipal, estadual e federal) e setores estratégicos, financeiro, comunicação, jurídico, legislativo, administrativo, negociação coletiva. Disse o presidente.