Idealizado na década de 1990, nos Estados Unidos, a campanha Outubro Rosa se espalhou por todo o mundo
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) não poderia deixar de participar de uma das maiores campanhas do mundo, o Outubro Rosa. O sindicato não poderia deixar de alertar e estimular e promover a conscientização e a prevenção do câncer de mama.
A Campanha Outubro Rosa é um movimento realizado para conscientizar a população feminina a se prevenir contra o câncer de mama. De acordo com dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2010, 12.705 mulheres morreram com a doença. O movimento dura o mês inteiro e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, apenas perde para o câncer de pele.
Em qualquer parte de mundo, os pontos turísticos são iluminados com a cor rosa para representar a união dos povos em prol da saúde feminina. Em Brasília, a iluminação especial colore as fachadas do Congresso Nacional, do Ministério da Saúde, e da Catedral Metropolitana. Em 2011, cerca de 13.225 mulheres foram vítimas da doença no Brasil, por esse motivo nesse mesmo ano a presidente Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama.
No ano de 2012, foram investidos R$92,3 milhões de reais. Um aumento de 17% em relação aos recursos investidos no ano anterior. “É importante se falar sobre o câncer de mama, para que todas as mulheres se previnam. Fazer o autoexame com frequência e a mamografia todo ano é cuidar da nossa saúde”, declara Marly Bertolino, diretora 2ª secretária da CSPB. O rosa significa um alerta para que as mulheres procurem seus médicos e façam a mamografia a partir dos 50 anos.