Sinplalto destaca que os vereadores tem cumprido a revisão salarial nos 6 últimos anos e que a defasagem dos servidores da prefeitura é de quase 40% no mesmo período
Os vereadores de Araxá aprovaram um reajuste salarial de 11,58% para os servidores ativos e inativos da Câmara Municipal. Esse percentual de reajuste corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurado no período de fevereiro de 2012 a janeiro de 2014. Os salários dos 60 assessores de gabinetes parlamentares nomeados recentemente não terão esse reajuste. Os servidores do Legislativo já receberão o reajuste no salário de março.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, destaca que a Câmara Municipal tem cumprido a revisão salarial nos últimos anos. “Nos quatro anos que o vereador Roberto do Sindicato esteve à frente do Legislativo os servidores tiveram o reajuste salarial. Agora, com o presidente Miguel Junior também houve a revisão salarial. A Câmara tem cumprido seu papel com seus servidores. Agora, esperamos que a administração municipal também conceda um reajuste salarial. Vamos destacar sempre. Só nos últimos três anos, a defasagem dos servidores da prefeitura já chega a quase 30%. Se levar em consideração o governo Jeová, os últimos 5 anos, a defasagem é cerca de 40%.”
Concurso público
Uma fundação de Belo Horizonte realizará o concurso público para o preenchimento de 38 vagas na Câmara Municipal de Araxá. Quatro empresas particulares se interessaram em realizar o concurso, mas como haveria a necessidade de uma licitação para escolher uma delas e o Legislativo tem que cumprir os prazos acertados com o Ministério Público, o presidente Miguel Júnior optou por uma fundação. De acordo com a legislação vigente, não é necessária uma licitação para a contratação de fundação.
Transmissão das reuniões ordinárias
A tão aguardada volta das transmissões das reuniões ordinárias do Legislativo de Araxá pelo rádio ainda não aconteceu por causa de mudanças no processo licitatório. Inicialmente a licitação previa a contratação de duas emissoras de rádio, sendo uma para transmitir as reuniões ao vivo e outra para retransmiti-las à noite. A assessoria jurídica da Câmara Municipal decidiu mudar a licitação e agora será realizado um pregão presencial para a contratação de somente uma emissora visando que as reuniões ordinárias sejam transmitidas ao vivo.