Durante o encontro as diretorias das duas cooperativas definiram elaborar um projeto em conjunto na tentativa de reduzir os custos com compras de produtos.
A diretoria e funcionários administrativos da Cooperativa de Consumo dos Servidores Públicos Municipais de Araxá (Cosprema) realizaram uma visita técnica na última semana na Cooperativa de Consumo dos Servidores de Patrocínio (Cosmu). O objetivo é buscar informações e experiências administrativas de cooperativas de consumo de sucesso em Minas Gerais e São Paulo. Durante o encontro as diretorias das duas cooperativas definiram elaborar um projeto em conjunto na tentativa de reduzir os custos com compras de produtos alimentícios.
As cooperativas de consumo é uma forma de organização cooperativa voltada à satisfação das necessidades de consumo dos cooperados. Essa é a grande missão da Cosprema, considerada o maior patrimônio dos servidores públicos municipais. Atualmente, com mais de 1 mil sócios ativos, a cooperativa oferece atendimento diferenciado, produtos de qualidade, preços competitivos e convênios com farmácias, papelarias, açougue, lojas e clube de lazer, entretenimento e diversão. Uma das principais vantagens é o prazo de pagamento e desconto direto na folha de pagamento.
O presidente da Cosprema, Daniel das Neves Dumont, diz que as visitas técnicas são uma oportunidade de adquirir experiências. “A Cosmu é uma cooperativa semelhante a Cosprema. Mesmo com um número de associados pequeno, cerca de 500, a cooperativa consegue trabalhar com produtos de qualidade, preço competitivo e com sobra no final de cada ano. As dificuldades são as mesma com nós passamos na Cosprema. Viemos com o objetivo de apreender um pouco mais a forma administrativa como eles trabalham e tentar absorve ao máximo as experiências que já tiveram. O encontro também foi uma oportunidade de troca de experiências entre as diretoria. Também tivemos a oportunidade de contar alguns dos nossos desafios e de iniciar conversas para a formatação de um projeto em conjunto, uma central de compras, por exemplo.”
De acordo com Daniel, o grande desafio de uma cooperativa de consumo é reduzir custos. “Quanto mais barato compras, mais barato vendemos e mais satisfeitos nossos cooperados ficarão. Vamos realizar algumas visitas conjuntos em outras cooperativas de consumo do Estado e quem sabe e quem sabe podemos realizar compras em conjunto para baratear nossos preços”, acrescenta o presidente.