Presidente do Sinplalto, Hely Aires, diz que servidores temiam pelo não pagamento das remunerações, devido à situação econômica do município.
Os servidores municipais, concursados, contratados, aposentados e pensionistas, já podem comemorar. O prefeito Aracely de Paula (PR) anunciou que o 13º e o salário de novembro do quadro geral da Prefeitura de Araxá serão pagos integralmente nesta sexta-feira, 28. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa, realizada na sede do Museu do Legislativo Araxaense, para divulgação dos nomes que vão compor o novo secretariado. Grande parte do funcionalismo público temia pelo atraso no pagamento das remunerações devido à situação financeira do município.
Durante o período de transição, (cassação do ex-prefeito Jeová e posse do prefeito Aracely de Paula), foi divulgado na imprensa que as receitas dos dois últimos meses deste ano não seriam suficientes para pagar fornecedores, prestadores de serviços e as folhas de pagamento de novembro e dezembro. A expectativa era que a Prefeitura terminasse 2014 com uma dívida de cerca de R$ 10 milhões. O novo Governo municipal contratou uma empresa de auditoria para realizar um levantamento e identificar a real situação financeira do cofre público municipal.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, diz que os servidores temiam pelo não recebimento das remunerações neste ano. “Desde o anúncio da cassação do ex-prefeito Jeová Moreira da Costa e as notícias da situação financeira do município, os servidores têm nos questionado sobre qual seria o posicionamento do novo governo municipal quanto ao pagamento do 13º salário e a gratificação natalina. A categoria estava preocupada, pois as informações que corriam nos bastidores é que a situação econômica do município deixada pelo governo cassado era complicada.”
De acordo com o presidente, o pagamento integral do 13º e o salário de novembro nesta sexta-feira, 28, já tranquiliza a categoria. “Sabemos do momento de transição que vivemos, da auditoria que está sendo realizada e a situação econômica da prefeitura. Com o pagamento realizado hoje, os servidores podem cumprir seus compromissos de fim de ano. O prefeito também já anunciou que a gratificação natalina, garantida por lei municipal, será pago ainda nesse ano. Portanto, estamos tranquilo e confiantes em melhores dias para o funcionalismo público municipal. Pela conversa que tivemos com o prefeito Aracely e a vice-prefeita Lídia Jordão (PP), os servidores terão, finalmente, o trabalho reconhecido e valorizado”, destaca Hely.