Nossa História
Não foi fácil chegar até aqui. Desde a sua criação, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Câmaras e Autarquias do Planalto de Araxá (Sinplalto), até 2004 Sinpre (Sindicato dos Servidores da Prefeitura, Câmara e Autarquia de Araxá), enfrentou várias dificuldades, mas a certeza de estar cumprindo bem todas as etapas dessa luta em defesa a categoria. Hoje, os resultados podem ser vistos garantido à participação crescente dos servidores.
A Constituição Federal de 1988 proporcionou ampla liberdade para que os servidores públicos federal, estadual e municipal criassem os seus sindicatos. Um ano após a promulgação da Constituição, os servidores da Prefeitura Municipal de Araxá, através de uma assembleia geral, aprovaram e fundaram seu sindicato. Naquela época, os servidores ainda guardavam um certo receio da sindicalização, resquício de um passado que começava a ser esquecido.
O número de pequenos associados não deu suporte à primeira diretoria Presidente Geraldo Nilson da Silva, Vice-presidente Benedito José Carneiro, Secretário Jairo Luiz Cândido, 2º Secretário Marco Antônio Rodrigues, Tesoureira Maria de Fatima Cândida, 2º Tesoureiro Marcelino Pereira da Cunha, restringindo-as nas suas realizações. Em1992, a primeira diretoria não teve como trabalhar e organizar o sindicato, com o mandato chegando ao termino foi convocada a eleição que foi muito prestigiada pela categoria sendo eleita a nova diretoria, composta por Hely Aires Presidente, Marco Antônio Rodrigues Vice-presidente, José Osvaldo da Silveira Secretário, Reginaldo Batista 2º Secretário, Ari José da Silva Tesoureiro, Wilson Saana 2º Tesoureiro e Aderirdes de Lima Diretor Social.
No entanto, a eleição foi questionada na Justiça por uma servidora que tentava a sua anulação, o que prejudicou o início do trabalho. Por decisão do juiz da 1ª Vara Civil da Justiça de Araxá, a eleição foi considerada válida e o pedido de anulação julgado improcedente. A diretoria tomou posse em novembro de 1992, com o sindicato plenamente legalizado e seus respectivos registros nos órgãos competentes.
Em janeiro de 1993, tomou posse o prefeito Jeová Moreira da Costa que inicialmente não reconheceu a representatividade da diretoria, vetando o repasse das mensalidades a campanha de filiação foi um sucesso, as das contribuições sindicais para o sindicato, foi um assunto polemico da época devido a questão ainda não estava ainda regulamenta mas o assunto foi resolvido através de um acordo entre as partes, apesar do debate comum e necessário neste tipo de relação, hoje esta questão esta resolvida pela ações feitas pelo excelente trabalho do Ministro do Trabalho Carlos Lupi.
Em fevereiro de 1994, o sindicato comemorou uma grande conquista, a abertura da sede. Este referência proporcionou uma verdadeira expansão do sindicato. Vários convênios foram firmados e o número de associados cresceu consideravelmente. Com a maior participação, maior a representatividade e a força para lutar. Foram muitas as bandeiras estruturadas e diversas as conquistas para a categoria.
Em 18 de dezembro o então presidente do Conselho Deliberativo da Aspra, Ronilson de Aquino entendeu a importância da unificação das duas entidades, e foi realizada uma assembleia unificada entre o Sinpre, Sindicato e Aspra, Associação, aprovaram em votação histórica a fusão das duas entidades o que sem duvida contribuiu muito para o fortalecimento da classe.
Em 1997 o Sinpre então buscou novos horizontes e através de uma visão de crescimento ampliou sua base territorial transformando em Sinplalto, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá, sendo 09 importantes municípios, Araxá, Araxá Pedrinopolis, Pratinha, Serra do Salitre, Nova Ponte, Santa Juliana, Santa Rosa da Serra , São Gotardo e São Roque de Minas.
Em 2005 o então presidente Hely Aires, afastou do cargo e por motivos profissionais em outro município deixando o sindicato a cargo do seu vice presidente, o sindicato passou ai por momentos delicados que afetaram a base da entidade, a Fesempre Federação dos Servidores do Estado de Minas Gerais fez uma intervenção em 2007, e nomeou uma nova diretoria e convocou o então presidente Hely Aires, para assumir o cargo, reassumido o cargo começou a reconstruir o sindicato e hoje chegamos com a missão cumprida e o sindicato após a sua restruturação começa a ganhar novamente a confiança dos servidores públicos municipais agora não tão somente de Araxá mas das cidades da sua base.
Através de algumas fotos do nosso arquivo, você poderá conhecer um pouco da história do Sinplalto, momentos e conquistas realizadas pela união de toda uma categoria que continua a lutar por sua valorização.