Pontualidade marcou o credencimento dos participantes da 1ª Conferência Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. É o primeiro evento deste segmento realizado no estado de Minas Gerais. Mais de 260 pessoas participam da iniciativa que vai falar sobre os desafios e avanços alcançados da categoria. Além dos profissionais de Araxá, cidade que sedia a Conferência, participam delegações de Sacramento, Iraí de Minas, Conquista, Unaí, Ibiá, Romaria, Uberlândia, Uberaba, Brumadinho, Tapira, Perdizes, Santa Rosa da Serra, Gurinhatã, além de representantes de Itaboraí no Rio de Janeiro e São José do Rio Preto em São Paulo.
“Abordar questões de políticas públicas relacionadas à saúde e endemias, bem como propor soluções e recomendações para melhorar a eficácia das ações governamentais. Promover a conscientização entre a população sobre as questões de saúde e endemias, bem como fornecer informações educativas para prevenção e controle. Avaliar o desempenho das ações de saúde pública e endemias, identificando sucessos e áreas que precisam de melhoria”, disse Hely Aires, presidente do Sinplanto, na fala de abertura do evento.
Há mais de 40 mil agentes de saúde em Minas Gerais, e dezenas deles estão na primeira Conferência da categoria em Minas Gerais. A primeira palestra da manhã foi com o doutor Bruno Barbosa Borges, fala motivacional para os profissionais. “Precisamos garantir quais as palavras estamos garantindo às outras pessoas, quais palavras gostaríamos de ouvir e quais palavras devemos falar. As palavras são destrutivas e construtivas, porque se o mundo está um caos, que não sejamos parte desse caos, mas sim, parte dessa mudança. Entender o contexto do todo, refletirmos o que precismaos mudar para nos tornarmos cada vez melhores”, abordando o tema “Propósitos de vida e sua essência futura”.
A organização do evento é uma parceria do SINPLALTO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá), SISEMS (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sacramento), SINDACS/ACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Unaí/MG e Região), com apoio da CONACS (Confederação Nacional Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias), FESERV-MG (Federação Independente dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras, Autarquias, Institutos de Previdência, Servidores Contratados, Consursado, Comissionados, Servidores dos PSFs e PCAs, Servidores das Guardas Municipais e Autarquias do Estado de Minas Gerais), e da SON (Sindicatos Online).