O presidente do CAS Centro de Atendimento ao Servidor participou como convidada da CONAS Confederação dos Agentes de Saúde da 1ª Mostra Saúde com Agente A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Conasems e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Mostra vai acontece nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023 em Brasília-DF e tem como objetivo dar visibilidade às práticas de fortalecimento da integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, promovidas pelas ações realizadas pelos ACE e ACS, estudantes do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (CURSOS TÉCNICOS), fomentando a troca de experiências bem sucedidas nos diversos territórios.
O tema central da 1ª Mostra Saúde com Agente é a integração das atividades do ACS e ACE nos territórios, devendo cada experiência escrita abordar, obrigatoriamente, essa temática, seguindo o pressuposto de que Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem estar integradas para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes.
O vice presidente da CONACS Bosco.
Estão participando com os projetos na Mostra os alunos diplomados no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e no Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, ofertados no âmbito do Programa Saúde com Agente.
Também é importante destacar que somente podem foram inscritas experiências efetivamente implementadas e consideradas bem-sucedidas, no sentido de estar contribuindo para a integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde.
A programação, que teve o início com a diplomação simbólica, contará com a presença de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) vindas(os) de todo o Brasil, representando as(os) mais de 170 mil alunas(os) formadas(os) nos cursos técnicos ofertados pela iniciativa.
As experiências que fortalecem a integração da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, resultantes da colaboração entre ACS e ACE. Uma comissão avaliadora selecionará e premiará dois trabalhos de cada região. O objetivo é dar visibilidade e reconhecimento aos projetos que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Saúde com Agente se consolidou como o maior programa de formação técnica em saúde no formato híbrido, ofertando 200 mil vagas em mais de 5.300 municípios e obtendo a aprovação de 88% das(os) estudantes. Para 2024, está prevista a oferta de mais 180 mil vagas, envolvendo um maior número de municípios e o aprimoramento dos cursos, além da participação das Escolas de Saúde do SUS.
Além do presidente a região de Araxá tem a presença de dois servidores agentes da cidade de Sacramento Amélia Maria Ranuzi e Otávio Rone dos Santos que estão classificados para primeira etapa.